Urântia

OS DOCUMENTOS DE URÂNTIA

- A REVELAÇÃO DO TERCEIRO MILÊNIO -

INDICE

Documento 131

As Religiões do Mundo

131:0.1 (1442.1) Durante a estada alexandrina de Jesus, Gonod e Ganid, o jovem gastou muito do seu tempo e uma grande soma do dinheiro de seu pai fazendo uma coleção dos ensinamentos das religiões do mundo sobre Deus e suas relações com o homem mortal. Ganid empregou mais de sessenta tradutores eruditos na elaboração deste resumo das doutrinas religiosas do mundo a respeito das Deidades. E deve ficar claro neste registro que todos estes ensinamentos que retratam o monoteísmo foram em grande parte derivados, direta ou indiretamente, das pregações dos missionários de Maquiventa Melquisedeque, os quais saíram de sua sede em Salém para espalhar a doutrina do Deus único – o Altíssimo – até os confins da Terra.

131:0.2 (1442.2) Apresenta-se aqui um resumo do manuscrito de Ganid, que ele preparou em Alexandria e em Roma, e que foi preservado na Índia por centenas de anos após sua morte. Ele coletou este material sob dez títulos, como segue:

 

1. Cinismo

 

131:1.1 (1442.3) Os ensinamentos residuais dos discípulos de Melquisedeque, exceto aqueles que persistiram na religião judaica, foram mais bem preservados nas doutrinas dos cínicos. A seleção de Ganid abrangeu o seguinte:

131:1.2 (1442.4) “Deus é supremo; Ele é o Altíssimo dos céus e da Terra. Deus é o círculo perfeccionado da eternidade, e Ele governa o universo de universos. Ele é o único criador dos céus e da Terra. Quando Ele decreta uma coisa, essa coisa é. Nosso Deus é o Deus único, e Ele é compassivo e misericordioso. Tudo o que é elevado, santo, verdadeiro e belo é como o nosso Deus. O Altíssimo é a luz do céu e da Terra; Ele é o Deus do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul.

131:1.3 (1442.5) “Mesmo que a Terra passasse, a face resplandecente do Supremo permaneceria em majestade e glória. O Altíssimo é o primeiro e o último, o princípio e o fim de tudo. Há apenas este Deus único, e Seu nome é Verdade. Deus existe por Si mesmo e é desprovido de toda ira e inimizade; Ele é imortal e infinito. Nosso Deus é onipotente e generoso. Embora Ele tenha muitas manifestações, adoramos apenas o próprio Deus. Deus conhece tudo – nossos segredos e nossas proclamações; Ele também sabe o que cada um de nós merece. Seu poder é igual sobre todas as coisas.

131:1.4 (1442.6) “Deus é um provedor de paz e um protetor fiel de todos os que O temem e confiam Nele. Ele dá salvação a todos que O servem. Toda a criação existe no poder do Altíssimo. Seu amor divino brota da santidade de Seu poder, e a afeição nasce do poder de Sua grandeza. O Altíssimo decretou a união do corpo e da alma e dotou o homem de Seu próprio espírito. O que o homem faz tem que chegar a um fim, mas o que o Criador faz dura para sempre. Obtemos conhecimento da experiência do homem, mas derivamos sabedoria da contemplação do Altíssimo.

131:1.5 (1443.1) “Deus derrama chuva sobre a Terra, faz com que o Sol brilhe sobre o grão que germina e nos dá a colheita abundante das coisas boas desta vida e da salvação eterna no mundo vindouro. Nosso Deus usufrui de grande autoridade; Seu nome é Excelente e Sua natureza é insondável. Quando vocês estão doentes, é o Altíssimo quem os cura. Deus é cheio de bondade para com todos os homens; não temos amigo como o Altíssimo. Sua misericórdia preenche todos os lugares e Sua bondade abrange todas as almas. O Altíssimo é imutável; e Ele é nosso ajudador em todos os momentos de necessidade. Onde quer que vocês se voltem para orar, lá está a face do Altíssimo e o ouvido aberto do nosso Deus. Vocês podem se esconder dos homens, mas não de Deus. Deus não está muito longe de nós; Ele é onipresente. Deus preenche todos os lugares e mora no coração do homem que teme o Seu santo nome. A criação está no Criador e o Criador em Sua criação. Buscamos o Altíssimo e logo O encontramos em nossos corações. Vocês partem em busca de um amigo querido e então O descobrem dentro de sua alma.

131:1.6 (1443.2) “O homem que conhece a Deus considera todos os homens iguais; eles são seus irmãos. Aqueles que são egoístas, aqueles que ignoram seus irmãos na carne, têm como recompensa apenas o cansaço. Aqueles que amam seus semelhantes e têm coração puro verão a Deus. Deus nunca se esquece da sinceridade. Ele guiará os honestos de coração à verdade, pois Deus é a verdade.

131:1.7 (1443.3) “Em suas vidas, derrubem o erro e vençam o mal pelo amor à verdade viva. Em todas as suas relações com os homens, respondam ao mal com o bem. O Senhor Deus é misericordioso e amoroso; Ele perdoa. Amemos a Deus, porque Ele nos amou primeiro. Pelo amor de Deus e pela Sua misericórdia seremos salvos. Homens pobres e homens ricos são irmãos. Deus é o Pai deles. O mal que vocês não teriam feito a vocês mesmos, não façam aos outros.

131:1.8 (1443.4) “Em todos os momentos invoquem o Seu nome e, na medida em que acreditarem no Seu nome, assim sua prece será ouvida. Que grande honra é adorar o Altíssimo! Todos os mundos e universos adoram o Altíssimo. E com todas as suas preces deem graças – se elevem para adorar. A adoração na prece evita o mal e proíbe o pecado. Em todos os momentos vamos louvar o nome do Altíssimo. O homem que se refugia no Altíssimo esconde do universo seus defeitos. Quando estão diante de Deus com um coração limpo, vocês se tornam destemidos de toda a criação. O Altíssimo é como um pai e uma mãe amorosos; Ele realmente nos ama, Seus filhos na Terra. Nosso Deus nos perdoará e guiará nossos passos nos caminhos da salvação. Ele nos pegará pela mão e nos conduzirá a Si mesmo. Deus salva aqueles que confiam Nele; Ele não obriga o homem a servir ao Seu nome.

131:1.9 (1443.5) “Se a fé do Altíssimo penetrou no coração de vocês, então permanecerão livres do medo durante todos os dias de sua vida. Não se perturbem por causa da prosperidade dos ímpios; não temam aqueles que tramam o mal; que a alma se afaste do pecado e ponha toda a sua confiança no Deus da salvação. A alma cansada do mortal errante encontra descanso eterno nos braços do Altíssimo; o homem sábio é faminto do abraço divino; a criança da Terra anseia pela segurança dos braços do Pai Universal. O homem nobre busca aquele estado elevado em que a alma do mortal se fusiona com o espírito do Supremo. Deus é justo: o fruto que não recebemos de nossas semeaduras neste mundo, receberemos no próximo”.

 

2. Judaísmo

 

131:2.1 (1444.1) Os queneus da Palestina resgataram muito do ensinamento de Melquisedeque e, a partir destes registros, como preservados e modificados pelos judeus, Jesus e Ganid fizeram a seguinte seleção:

131:2.2 (1444.2) “No princípio Deus criou os céus e a Terra e todas as coisas neles existentes. E eis que tudo o que Ele criou era muito bom. O Senhor, ele é Deus; não há ninguém além Dele em cima no céu ou embaixo na Terra. Portanto, amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. A Terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento mostra a obra de Suas mãos. Dia após dia profere discurso; noite após noite mostra conhecimento. Não há fala ou linguagem em que Sua voz não seja ouvida. A obra do Senhor é grande e com sabedoria Ele fez todas as coisas; a grandiosidade do Senhor é insondável. Ele conhece o número das estrelas; Ele chama todas elas pelos seus nomes.

131:2.3 (1444.3) “O poder do Senhor é grande e sua compreensão infinita. Diz o Senhor: ‘Assim como os céus são mais altos do que a Terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e Meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos’. Deus revela as coisas profundas e secretas porque a luz habita com Ele. O Senhor é misericordioso e gracioso; Ele é longânimo e abundante em bondade e verdade. O Senhor é bom e reto; os mansos Ele guiará no julgamento. Provem e vejam que o Senhor é bom! Bem-aventurado o homem que confia em Deus. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, um socorro bem presente na angústia.

131:2.4 (1444.4) “A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que O temem e a Sua retidão se estende até sobre os filhos de nossos filhos. O Senhor é misericordioso e pleno de compaixão. O Senhor é bom para todos, e suas ternas misericórdias estão sobre toda a Sua criação; Ele cura os que têm o coração quebrantado e cuida de suas feridas. Para onde irei fora do espírito de Deus? Para onde fugirei da presença divina? Assim diz o Alto e Sublime que habita a eternidade, cujo nome é Santo: ‘Eu habito no alto e santo lugar; também com aquele que é contrito de coração e humilde de espírito!’ Ninguém pode se esconder de nosso Deus, pois Ele enche o céu e a Terra. Alegrem-se os céus e regozije-se a Terra. Que todas as nações digam: O Senhor reina! Deem graças a Deus, porque a Sua misericórdia dura para sempre.

131:2.5 (1444.5) “Os céus declaram a retidão de Deus e todo o povo viu a sua glória. Foi Deus quem nos criou, e não nós mesmos; nós somos o Seu povo, as ovelhas do Seu pasto. Sua misericórdia é eterna, e Sua verdade dura para todas as gerações. Nosso Deus é governador entre as nações. Que a Terra se encha de sua glória! Oh, que os homens louvem ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhosas dádivas aos filhos dos homens!

131:2.6 (1444.6) “Deus fez o homem um pouco menos que divino e o coroou com amor e misericórdia. O Senhor conhece o caminho dos retos, mas o caminho dos ímpios perecerá. O temor do Senhor é o início da sabedoria; o conhecimento do Supremo é compreensão. Diz o Deus Todo-Poderoso: ‘Andem em minha presença e sejam perfeitos’. Não se esqueçam de que o orgulho precede a destruição e a altivez do espírito precede a queda. Aquele que governa seu próprio espírito é mais poderoso do que aquele que conquista uma cidade. Diz o Senhor Deus, o Santo: ‘Ao retornarem ao seu descanso espiritual, vocês serão salvos; no sossego e na confiança estará a sua força. Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias. Correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. O Senhor lhes dará descanso do seu medo. Diz o Senhor: ‘Não temam, porque estou com vocês. Não desanimem, porque eu sou o seu Deus. Eu os fortalecerei; Eu os ajudarei; sim, Eu os sustentarei com a destra da minha retidão’.

131:2.7 (1445.1) “Deus é nosso Pai; o Senhor é o nosso redentor. Deus criou as hostes universais e preserva todas elas. Sua retidão é como as montanhas e Seu julgamento como o grande abismo. Ele nos faz beber do rio de Seus prazeres, e em Sua luz veremos a luz. É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao Altíssimo; para mostrar bondade amorosa pela manhã e a fidelidade divina todas as noites. O reino de Deus é um reino eterno, e Seu domínio perdura por todas as gerações. O Senhor é meu pastor; nada me faltará. Ele me faz deitar em pastos verdejantes; Ele me conduz a águas tranquilas. Ele restaura minha alma. Ele me guia pelas veredas da justiça. Sim, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Deus está comigo. Seguramente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.

131:2.8 (1445.2) “Javé é o Deus da minha salvação; portanto, no nome divino colocarei minha confiança. Confiarei no Senhor de todo o meu coração; não me apoiarei no meu próprio entendimento. Em todos os meus caminhos eu O reconhecerei, e Ele dirigirá minhas veredas. O Senhor é fiel; Ele mantém sua palavra com aqueles que O servem; o justo viverá pela sua fé. Se não fizerem o bem, é porque o pecado está à porta; os homens colhem o mal que aram e o pecado que semeiam. Não se perturbem por causa dos malfeitores. Se considerarem a iniquidade em seu coração, o Senhor não os ouvirá; se pecarem contra Deus, vocês também prejudicam sua própria alma. Deus levará a obra de todo homem a julgamento com todas as coisas secretas, sejam boas ou más. Como um homem pensa em seu coração, assim ele é.

131:2.9 (1445.3) “O Senhor está perto de todos os que O invocam em sinceridade e em verdade. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Um coração alegre faz bem como um remédio. Nenhuma coisa boa Deus reterá daqueles que andam em retidão. Temam a Deus e guardem os seus mandamentos, pois este é todo o dever do homem. Assim diz o Senhor que criou os céus e formou a Terra: ‘Não há Deus além de Mim, um Deus justo e salvador. Olhem para Mim e sejam salvos, todos os confins da Terra. Se vocês me procurarem, Me encontrarão se Me buscarem com todo o seu coração’. Os mansos herdarão a Terra e se deleitarão na abundância da paz. Quem semeia a iniquidade, colherá a calamidade; os que semeiam o vento colherão tempestades.

131:2.10 (1445.4) “‘Venham, vamos raciocinar juntos’, diz o Senhor, ‘Embora seus pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve. Ainda que sejam vermelhos como o carmesim, serão como a lã’. Mas não há paz para os ímpios; são seus próprios pecados que retiveram as coisas boas de vocês. Deus é a saúde do meu rosto e a alegria da minha alma. O Deus eterno é a minha força; Ele é a nossa morada, e por baixo estão os braços eternos. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; Ele salva todos os que têm um espírito de criança. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Entreguem seu caminho ao Senhor – confiem Nele – e ele dará um fim nelas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

131:2.11 (1445.5) “Ame o seu próximo como a si mesmo; não guarde rancor de ninguém. Tudo o que você odeia, não faça a ninguém. Ame seu irmão, pois o Senhor disse: ‘Amarei Meus filhos livremente’. O caminho do justo é como uma luz resplandecente que brilha mais e mais até o dia perfeito. Aqueles que são sábios brilharão como o fulgor do firmamento e aqueles que conduzem muitos à retidão como as estrelas para todo o sempre. Que o ímpio abandone o seu mau caminho e o homem injusto os seus pensamentos rebeldes. Diz o Senhor: ‘Deixe-os voltar a Mim, e terei misericórdia deles; Eu perdoarei abundantemente.’

131:2.12 (1446.1) “Diz Deus, o criador do céu e da Terra: ‘Grande paz têm os que amam a Minha lei. Os Meus mandamentos são: Me amareis de todo o coração; não terão deuses diante de Mim; não tomarão o Meu Nome em vão; Lembrem-se do dia do Sabá, para santificá-lo; honrem seu pai e sua mãe; não matarão; não cometerão adultério; não furtarão; não darão falso testemunho; não cobiçarão’.

131:2.13 (1446.2) “E a todos os que amam o Senhor supremamente e o próximo como a si mesmos, o Deus do céu diz: ‘Eu os resgatarei da sepultura; Eu os redimirei da morte. Serei misericordioso com seus filhos, assim como justo. Não disse Eu de minhas criaturas na Terra: vocês são os filhos do Deus vivo? E não os amei Eu com um amor eterno? Não os chamei para se tornarem como Eu e morarem para sempre comigo no Paraíso?’”

 

3. Budismo

 

131:3.1 (1446.3) Ganid ficou chocado ao descobrir quão perto o budismo chegou de ser uma grande e bela religião sem Deus, sem uma Deidade pessoal e universal. No entanto, ele encontrou algum registro de certas crenças anteriores que refletiam algo da influência dos ensinamentos dos missionários de Melquisedeque que continuaram seu trabalho na Índia até os tempos de Buda. Jesus e Ganid coletaram as seguintes declarações da literatura budista:

131:3.2 (1446.4) “De um coração puro brotará alegria para o Infinito; todo o meu ser estará em paz com esta alegria supramortal. Minha alma está repleta de contentamento e meu coração transborda com a bem-aventurança da confiança pacífica. Não tenho medo; estou livre de ansiedade. Habito na segurança, e meus inimigos não podem me alarmar. Estou satisfeito com os frutos da minha confiança. Achei a abordagem ao Imortal de fácil acesso. Oro para que a fé me sustente na longa jornada; sei que a fé do além não me faltará. Sei que meus irmãos prosperarão se ficarem imbuídos da fé do Imortal, da fé mesma que cria modéstia, retidão, sabedoria, coragem, conhecimento e perseverança. Abandonemos a tristeza e rejeitemos o medo. Pela fé, agarremo-nos à retidão verdadeira e à bravura genuína. Aprendamos a meditar na justiça e na misericórdia. A fé é a verdadeira riqueza do homem; ela é a dotação da virtude e da glória.

131:3.3 (1446.5) “A injustiça é desprezível; o pecado é abjeto. O mal é degradante, seja mantido em pensamento ou forjado em ações. Dor e tristeza seguem o caminho do mal como a poeira segue o vento. A felicidade e a paz da mente seguem o pensamento puro e a vida virtuosa assim como a sombra segue a substância das coisas materiais. O mal é o fruto do pensamento erroneamente direcionado. É mal ver pecado onde não há pecado; não ver pecado onde há pecado. O mal é o caminho das falsas doutrinas. Aqueles que evitam o mal vendo as coisas como elas são, ganham alegria ao abraçar a verdade. Dê um fim à sua miséria abominando o pecado. Quando olharem para o Uno Nobre, afastem-se do pecado de todo coração. Não se desculpem pelo mal; não deem desculpa para o pecado. Por seus esforços para reparar os pecados passados vocês adquirem força para resistir às tendências futuras. A restrição nasce do arrependimento. Não deixem nenhuma falha por confessar ao Uno Nobre.

131:3.4 (1447.1) “Alegria e júbilo são as recompensas das ações bem feitas e para a glória do Imortal. Nenhum homem pode lhes roubar a liberdade de suas próprias mentes. Quando a fé de sua religião tiver emancipado seu coração, quando a mente, como uma montanha, estiver firme e inabalável, então a paz da alma fluirá tranquilamente como um rio de águas. Aqueles que têm certeza da salvação estão para sempre livres de luxúria, inveja, ódio e ilusões da riqueza. Conquanto a fé seja a energia para uma vida melhor, no entanto, vocês têm que resolver sua própria salvação com perseverança. Se vocês desejam ter certeza de sua salvação final, então se certifiquem de buscar sinceramente cumprir toda a retidão. Cultivem a segurança do coração que brota de dentro e, assim, desfrutem do êxtase da salvação eterna.

131:3.5 (1447.2) “Nenhum religioso pode esperar alcançar a iluminação da sabedoria imortal se persistir em ser preguiçoso, indolente, fraco, ocioso, desavergonhado e egoísta. Mas quem é atencioso, prudente, reflexivo, fervoroso e sincero – mesmo enquanto ainda vive na Terra – pode alcançar a iluminação suprema da paz e liberdade da sabedoria divina. Lembrem-se, todo ato receberá sua recompensa. O mal resulta em tristeza e o pecado termina em dor. Alegria e felicidade são o resultado de uma boa vida. Mesmo o pecador desfruta de um período de graça antes do tempo de amadurecimento pleno de suas más ações, mas inevitavelmente tem que vir a colheita plena das más ações. Que nenhum homem pense levianamente no pecado, dizendo em seu coração: ‘A penalidade do mal não chegará perto de mim’. O que vocês fizerem será feito a vocês, no julgamento da sabedoria. A injustiça cometida contra seus semelhantes voltará sobre vocês. A criatura não pode escapar do destino de seus atos.

131:3.6 (1447.3) “O tolo disse em seu coração: ‘O mal não me alcançará’; mas a segurança só é encontrada quando a alma anseia por repreensão e a mente busca sabedoria. O homem sábio é uma alma nobre que é amigável no meio de seus inimigos, tranquila entre os turbulentos e generosa entre os gananciosos. O amor do ego é como ervas daninhas num campo fértil. O egoísmo leva à dor; cuidado perpétuo mata. A mente domada produz felicidade. É o maior dos guerreiros aquele que se supera e se subjuga. A moderação em todas as coisas é boa. Somente é uma pessoa superior a que estima a virtude e cumpre seu dever. Não deixem a raiva e o ódio dominarem vocês. Não falem asperamente de ninguém. O contentamento é a maior riqueza. O que é dado com sabedoria é bem guardado. Não façam aos outros aquelas coisas que não gostariam que fizessem a vocês. Paguem o mal com o bem; vençam o mal com o bem.

131:3.7 (1447.4) “Uma alma reta é mais desejável do que a soberania de toda a Terra. A imortalidade é a meta da sinceridade; a morte, o fim da vida irrefletida. Aqueles que são sérios não morrem; os imprudentes já estão mortos. Bem-aventurados aqueles que têm discernimento do estado imortal. Aqueles que torturam os vivos dificilmente encontrarão a felicidade após a morte. Os altruístas vão para o céu, onde se regozijam na bem-aventurança da infinita liberalidade e continuam a crescer em nobre generosidade. Todo mortal que pensa com retidão, fala com nobreza e age com altruísmo não apenas desfrutará da virtude aqui durante esta breve vida, mas também, após a dissolução do corpo, continuará a desfrutar das delícias do céu.”

 

4. Hinduísmo

 

131:4.1 (1447.5) Os missionários de Melquisedeque levaram consigo os ensinamentos do Deus único para onde quer que viajassem. Grande parte desta doutrina monoteísta, juntamente com outros conceitos anteriores, tornou-se incorporada nos ensinamentos subsequentes do hinduísmo. Jesus e Ganid fizeram as seguintes seleções:

131:4.2 (1448.1) “Ele é o grande Deus, supremo em todos os sentidos. Ele é o Senhor que abrange todas as coisas. Ele é o criador e controlador do universo de universos. Deus é o Deus único; Ele é sozinho e em Si mesmo; Ele é o único. E este Deus único é nosso Criador e o último destino da alma. O Uno Supremo é fulgurante além do que se possa descrever; Ele é a Luz das Luzes. Todo coração e todo mundo são iluminados por esta luz divina. Deus é nosso protetor – Ele está ao lado de Suas criaturas – e aqueles que aprendem a conhecê-Lo tornam-se imortais. Deus é a grande fonte de energia; Ele é a Grande Alma. Ele exerce soberania universal sobre todos. Este Deus único é amoroso, glorioso e adorável. Nosso Deus é supremo em poder e habita na morada suprema. Esta Pessoa autêntica é eterna e divina; Ele é o Senhor primordial do céu. Todos os profetas O têm aclamado, e Ele se revelou a nós. Nós O adoramos. Ó Pessoa Suprema, fonte dos seres, Senhor da criação e governante do universo, revele a nós, Suas criaturas, o poder pelo qual permanece imanente! Deus fez o Sol e as estrelas; Ele é brilhante, puro e autoexistente. Seu conhecimento eterno é divinamente sábio. O Eterno é impenetrável ao mal. Na medida em que o universo surgiu de Deus, Ele o governa apropriadamente. Ele é a causa da criação e, portanto, todas as coisas são estabelecidas Nele.

131:4.3 (1448.2) “Deus é o refúgio seguro de todo homem bom quando necessitado; o Uno Imortal cuida de toda a humanidade. A salvação de Deus é forte e Sua bondade é graciosa. Ele é um protetor amoroso, um defensor abençoado. Diz o Senhor: ‘Eu habito dentro de suas próprias almas como uma lâmpada de sabedoria. Eu sou o esplendor do esplêndido e a bondade do bom. Onde dois ou três se reúnem, aí Eu estou também’. A criatura não pode escapar da presença do Criador. O Senhor conta até mesmo o piscar incessante dos olhos de todos os mortais; e nós adoramos este Ser divino como nosso companheiro inseparável. Ele é onipresente, pródigo, onipresente e infinitamente bondoso. O Senhor é nosso governante, abrigo e controlador supremo, e Seu espírito primordial reside na alma mortal. A Eterna Testemunha do vício e da virtude habita no coração do homem. Meditemos longamente no adorável e divino Vivificador; deixemos que Seu espírito dirija totalmente nossos pensamentos. Deste mundo irreal conduz-nos ao real! Das trevas conduz-nos à luz! Da morte nos guie para a imortalidade!

131:4.4 (1448.3) “Com os nossos corações purificados de todo o ódio, vamos adorar o Eterno. Nosso Deus é o Senhor da prece; Ele ouve o choro de Seus filhos. Que todos os homens submetam suas vontades a Ele, o Resoluto. Deleitemo-nos na liberalidade do Senhor da prece. Façam da prece seu amigo mais íntimo e adorem o apoio de sua alma. ‘Se apenas me adorarem com amor’, diz o Eterno, ‘Eu lhes darei a sabedoria para me alcançarem, pois minha adoração é a virtude comum a todas as criaturas’. Deus é o iluminador dos melancólicos e o poder daqueles que estão abatidos. Visto que Deus é o nosso amigo forte, não mais temos medo. Louvamos o nome do Conquistador nunca conquistado. Nós O adoramos porque Ele é o ajudante fiel e eterno do homem. Deus é nosso líder seguro e guia infalível. Ele é o grande Pai do céu e da Terra, possuidor de energia ilimitada e sabedoria infinita. Seu esplendor é sublime e Sua beleza é divina. Ele é o refúgio supremo do universo e o guardião imutável da lei eterna. Nosso Deus é o Senhor da vida e o Consolador de todos os homens; Ele é o amante da humanidade e o ajudante daqueles que estão aflitos. Ele é o nosso dador de vida e o Bom Pastor dos rebanhos humanos. Deus é nosso Pai, Irmão e Amigo. E ansiamos por conhecer este Deus em nosso ser interior.

131:4.5 (1448.4) “Aprendemos a ganhar a fé pelo anseio de nossos corações. Alcançamos a sabedoria pela contenção de nossos sentidos e pela sabedoria experimentamos a paz no Supremo. Aquele que está cheio de fé adora verdadeiramente quando seu eu interior está concentrado em Deus. Nosso Deus veste os céus como um manto; Ele também habita os outros seis universos em vasta expansão. Ele é supremo sobre tudo e em todos. Suplicamos o perdão do Senhor por todas as nossas ofensas contra nossos semelhantes; e libertaríamos nosso amigo do mal que ele nos fez. Nosso espírito abomina todo mal; portanto, ó Senhor, livra-nos de toda mancha de pecado. Oramos a Deus como um consolador, protetor e salvador – alguém que nos ama.

131:4.6 (1449.1) “O espírito do Guardião do Universo entra na alma da criatura simples. Aquele homem que adora o Deus Único é sábio. Aqueles que lutam pela perfeição têm que de fato conhecer o Senhor Supremo. Ele nunca teme quem conhece a bem-aventurada segurança do Supremo, pois o Supremo diz àqueles que O servem: ‘Não temam, pois estou com vocês’. O Deus da providência é nosso Pai. Deus é a verdade. E é o desejo de Deus que suas criaturas o entendam – venham a conhecer plenamente a verdade. A verdade é eterna; ela sustenta o universo. Nosso desejo supremo deve ser a união com o Supremo. O Grande Controlador é o gerador de todas as coisas – tudo evolui Dele. E esta é a soma do dever: que nenhum homem faça a outro o que seria repugnante para si mesmo; não valorize a malícia, não fira aquele que lhe fere, conquiste a raiva com a misericórdia e vença o ódio pela benevolência. E tudo isto devemos fazer porque Deus é um bom amigo e um pai gracioso que perdoa todas as nossas ofensas terrenas.

131:4.7 (1449.2) “Deus é nosso Pai, a Terra é nossa mãe e o universo é nosso local de nascimento. Sem Deus a alma é prisioneira; conhecer Deus liberta a alma. Pela meditação em Deus, pela união com Ele, vem a libertação das ilusões do mal e a salvação final de todos os grilhões materiais. Quando o homem enrolar o espaço como um pedaço de couro, então virá o fim do mal porque o homem encontrou Deus. Ó Deus, salve-nos da tríplice ruína do inferno – luxúria, ira e avareza! Ó alma, prepare-se para a luta espiritual da imortalidade! Quando chegar o fim da vida mortal, não hesitem em abandonar este corpo por uma forma mais adequada e bela e despertar nos reinos do Supremo e Imortal, onde não há medo, tristeza, fome, sede ou morte. Conhecer a Deus é cortar as cordas da morte. A alma conhecedora de Deus surge no universo como o creme aparece em cima do leite. Adoramos a Deus, o artífice de tudo, a Grande Alma, que está sempre assentada no coração de Suas criaturas. E aqueles que sabem que Deus está entronizado no coração humano estão destinados a se tornarem como Ele – imortais. O mal tem que ser deixado para trás neste mundo, mas a virtude segue a alma para o céu.

131:4.8 (1449.3) “Somente os perversos dizem: O universo não tem nem verdade nem governante; foi projetado apenas para nossas concupiscências. Tais almas são iludidas pela pequenez de seus intelectos. Assim, abandonam-se ao gozo de suas concupiscências e privam suas almas das alegrias da virtude e dos prazeres da retidão. O que pode ser maior do que experimentar a salvação do pecado? O homem que viu o Supremo é imortal. Os amigos da carne do homem não podem sobreviver à morte; somente a virtude caminha ao lado do homem enquanto ele viaja sempre em direção aos alegres e ensolarados campos do Paraíso.”

 

5. Zoroastrismo

 

131:5.1 (1449.4) O próprio Zoroastro esteve diretamente em contato com os descendentes dos primeiros missionários de Melquisedeque, e a doutrina deles do Deus único tornou-se um ensinamento central na religião que ele fundou na Pérsia. Além do judaísmo, nenhuma religião daquela época continha mais destes ensinamentos de Salém. Dos registros desta religião Ganid fez as seguintes seleções:

131:5.2 (1450.1) “Todas as coisas vêm do Deus Único e pertencem a Ele – onisciente, bom, justo, santo, resplandecente e glorioso. Este, nosso Deus, é a fonte de toda luminosidade. Ele é o Criador, o Deus de todos os bons propósitos e o protetor da justiça do universo. O procedimento sábio na vida é agir em consonância com o espírito da verdade. Deus tudo vê e contempla tanto as más ações dos ímpios como as boas obras dos justos; nosso Deus observa todas as coisas com olhos brilhantes. Seu toque é o toque da cura. O Senhor é um benfeitor todo-poderoso. Deus estende sua mão beneficente tanto para os justos quanto para os ímpios. Deus estabeleceu o mundo e ordenou as recompensas para o bem e para o mal. O Deus onisciente prometeu a imortalidade às almas piedosas que pensam com pureza e agem com retidão. Como vocês desejam supremamente, assim vocês serão. A luz do Sol é como sabedoria para aqueles que discernem Deus no universo.

131:5.3 (1450.2) “Louvem a Deus buscando o prazer do Uno Sábio. Adorem o Deus da luz caminhando alegremente nas vias ordenadas por Sua religião revelada. Há apenas um Deus Supremo, o Senhor das Luzes. Adoramos Aquele que fez as águas, as plantas, os animais, a terra e os céus. Nosso Deus é o Senhor, o mais beneficente. Adoramos o mais belo, o pródigo Imortal, dotado da luz eterna. Deus está mais longe de nós e ao mesmo tempo mais próximo de nós porque reside em nossas almas. Nosso Deus é o Espírito divino e mais santo do Paraíso e, no entanto, Ele é mais amigável para o homem do que a mais amigável de todas as criaturas. Deus é extremamente útil para nós neste maior de todos os assuntos: o conhecimento de si mesmo. Deus é o nosso amigo mais adorável e justo; Ele é a nossa sabedoria, vida e vigor de alma e corpo. Por meio do nosso bom pensamento o sábio Criador nos capacitará a fazer a vontade Dele, alcançando assim a realização de tudo o que é divinamente perfeito.

131:5.4 (1450.3) “Senhor, ensina-nos como viver esta vida na carne enquanto nos preparamos para a próxima vida do espírito. Fale conosco, Senhor, e faremos Sua vontade. Ensina-nos os bons caminhos, e iremos bem. Concede-nos que possamos alcançar a união Contigo. Sabemos que a religião certa é a que leva à união com a retidão. Deus é nossa natureza sábia, melhor pensamento e ato justo. Que Deus nos conceda a unidade com o espírito divino e a imortalidade Nele!

131:5.5 (1450.4) “Esta religião do Sábio Uno purifica o crente de todo pensamento mau e ato pecaminoso. Curvo-me diante do Deus do céu em arrependimento se ofendi em pensamento, palavra ou ato – intencionalmente ou não – e ofereço preces por misericórdia e louvor por perdão. Sei que quando me confesso, se me propuser a não fazer novamente o mal, esse pecado será removido da minha alma. Eu sei que o perdão remove as amarras do pecado. Aqueles que praticam o mal receberão punição, mas aqueles que seguem a verdade usufruirão da bem-aventurança de uma salvação eterna. Pela graça, apodere-se de nós e ministre poder salvador para nossas almas. Clamamos misericórdia porque aspiramos alcançar a perfeição; seríamos como Deus”.

 

6. Suduanismo (Jainismo)

 

131:6.1 (1450.5) O terceiro grupo de crentes religiosos que preservaram a doutrina de um Deus único na Índia – a sobrevivência do ensinamento de Melquisedeque – era conhecido naqueles dias como os suduanistas. Recentemente, estes crentes se tornaram conhecidos como seguidores do jainismo. Eles ensinaram:

131:6.2 (1450.6) “O Senhor do Céu é supremo. Aqueles que cometem pecado não ascenderão ao alto, mas aqueles que andam nos caminhos da retidão encontrarão um lugar no céu. Temos a garantia da vida futura se conhecermos a verdade. A alma do homem pode ascender ao mais alto céu, para ali desenvolver sua verdadeira natureza espiritual, para atingir a perfeição. O estado do céu liberta o homem da escravidão do pecado e o apresenta às bem-aventuranças finais; o homem justo já experimentou o fim do pecado e todas as suas misérias associadas. O ego é o inimigo invencível do homem, e o ego se manifesta como as quatro maiores paixões do homem: ira, orgulho, mentira e cobiça. A maior vitória do homem é a conquista de si mesmo. Quando o homem busca o perdão de Deus, e quando ele ousa desfrutar de tal liberdade, ele é assim libertado do medo. O homem deve caminhar pela vida tratando seus semelhantes como gostaria de ser tratado.”

 

7. Xintoísmo

 

131:7.1 (1451.1) Só pouco tempo atrás os manuscritos desta religião do Extremo Oriente haviam sido guardados na biblioteca de Alexandria. Era a única religião do mundo da qual Ganid nunca tinha ouvido falar. Esta crença também continha resquícios dos ensinamentos iniciais de Melquisedeque conforme demonstrado pelos seguintes resumos:

131:7.2 (1451.2) “Diz o Senhor: ‘Todos vocês são recipientes do Meu poder divino; todos os homens desfrutam da Minha ministração de misericórdia. Tenho grande prazer na multiplicação de homens justos por toda terra. Tanto nas belezas da natureza quanto nas virtudes dos homens, o Príncipe do Céu procura revelar-Se e mostrar Sua natureza justa. Já que as pessoas antigas não sabiam Meu Nome, Eu Me manifestei ao nascer no mundo como uma existência visível e suportei tal rebaixamento que o homem não deveria esquecer Meu Nome. Eu sou o criador do céu e da Terra; o Sol e a Lua e todas as estrelas obedecem à minha vontade. Eu sou o governante de todas as criaturas na terra e nos quatro mares. Embora Eu seja grande e supremo, ainda tenho consideração pela prece do homem mais humilde. Se alguma criatura me adorar, ouvirei sua prece e concederei o desejo de seu coração.’

131:7.3 (1451.3) “‘Cada vez que o homem cede à ansiedade, ele se afasta um passo do guiamento do espírito do seu coração.’ O orgulho obscurece Deus. Se vocês desejam obter ajuda celestial, ponham de lado seu orgulho; todo fio de orgulho desliga a luz salvadora, por assim dizer, por uma grande nuvem. Se vocês não estiverem corretos por dentro, é inútil orar por aquilo que está fora. ‘Se Eu ouço suas preces, é porque vocês vêm diante de Mim com um coração limpo, livre de falsidade e hipocrisia, com uma alma que reflete a verdade como um espelho. Se vocês desejam obter a imortalidade, abandonem o mundo e venham a Mim.’”

 

8. Taoísmo

 

131:8.1 (1451.4) Os mensageiros de Melquisedeque penetraram profundamente na China, e a doutrina de um Deus único tornou-se parte dos primeiros ensinamentos de várias religiões chinesas; aquela que persistiu por mais tempo e contém a maior parte da verdade monoteísta foi o taoísmo, e Ganid coligiu o seguinte dos ensinamentos de seu fundador:

131:8.2 (1451.5) “Quão puro e tranquilo é o Supremo Uno e, no entanto, quão poderoso e magnífico, quão profundo e insondável! Este Deus do céu é o honrado ancestral de todas as coisas. Se conhecerem o Eterno, vocês são iluminados e sábios. Se vocês não conhecerem o Eterno, então a ignorância se manifesta como o mal, e assim surgem as paixões do pecado. Este Ser maravilhoso existia antes que os céus e a Terra existissem. Ele é verdadeiramente espiritual; Ele permanece único e não muda. Ele é de fato a mãe do mundo e toda a criação se move ao Seu redor. Este Grande Uno Se entrega aos homens e, assim, permite que eles se aprimorem e sobrevivam. Mesmo que alguém tenha apenas um pouco de conhecimento, ele ainda pode andar nos caminhos do Supremo; ele pode se conformar à vontade do céu.

131:8.3 (1452.1) “Todas as boas obras de verdadeiro serviço vêm do Supremo. Todas as coisas dependem da Grande Fonte para a vida. O Grande Supremo não busca crédito por Suas dádivas. Ele é supremo em poder, mas permanece oculto ao nosso olhar. Ele transmuta incessantemente Seus atributos enquanto aperfeiçoa Suas criaturas. A Razão celestial é lenta e paciente em Seus desígnios, mas segura de Suas realizações. O Supremo espalha o universo e sustenta tudo. Quão grande e poderosa é Sua influência transbordante e poder de atração! A verdadeira bondade é como a água porque tudo abençoa e nada prejudica. E como a água, a verdadeira bondade busca os lugares mais baixos, mesmo aqueles níveis que os outros evitam, e isso porque ela é semelhante ao Supremo. O Supremo cria todas as coisas, alimentando-as na natureza e aperfeiçoando-as no espírito. E é um mistério como o Supremo alimenta, protege e aperfeiçoa a criatura sem compeli-la. Ele orienta e dirige, mas sem autoafirmação. Ele ministra progressão, mas sem dominação.

131:8.4 (1452.2) “O homem sábio universaliza o seu coração. Um pouco de conhecimento é uma coisa perigosa. Aqueles que aspiram à grandeza têm que aprender a se humilhar. Na criação, o Supremo tornou-se a mãe do mundo. Conhecer a própria mãe é reconhecer a própria filiação. É um homem sábio aquele que considera todas as partes do ponto de vista do todo. Relacionem-se com cada homem como se estivessem no lugar dele. Recompensem a injúria com bondade. Se vocês amam as pessoas, elas se aproximarão de vocês – vocês não terão dificuldade em conquistá-las.

131:8.5 (1452.3) “O Grande Supremo tudo preenche; Ele está à esquerda e à direita; Ele sustenta toda a criação e reside em todos os seres verdadeiros. Vocês não podem encontrar o Supremo, nem podem ir a um lugar onde Ele não esteja. Se um homem reconhece o mal de seus caminhos e se arrepende de coração do pecado, então ele pode buscar perdão; ele pode escapar da penalidade; ele pode transformar a calamidade em bênção. O Supremo é o refúgio seguro para toda a criação; Ele é o guardião e salvador da humanidade. Se O procurarem diariamente, vocês o encontrarão. Visto que pode perdoar pecados, Ele é de fato o mais precioso para todos os homens. Lembrem-se sempre de que Deus não recompensa o homem pelo que ele faz, mas pelo que ele é; portanto, vocês devem estender ajuda a seus companheiros sem pensar em recompensas. Façam o bem sem pensar em benefício para o ego.

131:8.6 (1452.4) “Aqueles que conhecem as leis do Eterno são sábios. A ignorância da lei divina é miséria e desastre. Aqueles que conhecem as leis de Deus têm mente generosa. Se vocês conhecem o Eterno, mesmo que seu corpo pereça, sua alma sobreviverá no serviço do espírito. Vocês são verdadeiramente sábios quando reconhecem sua insignificância. Se permanecerem na luz do Eterno, vocês desfrutarão da iluminação do Supremo. Aqueles que dedicam suas pessoas ao serviço do Supremo são alegres nesta busca do Eterno. Quando o homem morre, o espírito começa a abrir as asas para seu longo voo na grande jornada até o lar.”

 

9. Confucionismo

 

131:9.1 (1452.5) Mesmo as grandes religiões do mundo que menos reconhecem Deus adotaram o monoteísmo dos missionários de Melquisedeque e seus persistentes sucessores. O resumo de Ganid sobre o confucionismo foi:

131:9.2 (1452.6) “O que o Céu designa é sem erro. A verdade é real e divina. Tudo se origina no Céu, e o Grande Céu não comete erros. O Céu designou muitos subordinados para auxiliar na instrução e elevação das criaturas inferiores. Grande, muito grande, é o Deus Único que governa o homem desde o alto. Deus é majestoso em poder e terrível em julgamento. Mas este Grande Deus conferiu um senso moral mesmo a muitas pessoas inferiores. A generosidade do céu nunca cessa. A benevolência é a dádiva mais preciosa do Céu para os homens. O céu concedeu sua nobreza à alma do homem; as virtudes do homem são fruto desta dotação da nobreza do Céu. O Grande Céu é onisciente e acompanha o homem em todos os seus atos. E fazemos bem quando chamamos o Grande Céu de nosso Pai e nossa Mãe. Se somos assim servos de nossos ancestrais divinos, então podemos orar com confiança ao Céu. Em todos os momentos e em tudo vamos reverenciar a majestade do Céu. Reconhecemos, ó Deus, o Altíssimo e Soberano Potentado, que o julgamento cabe a Ti e que toda misericórdia procede do coração divino.

131:9.3 (1453.1) “Deus está conosco; portanto, não temos medo em nossos corações. Se alguma virtude for encontrada em mim, é a manifestação do Céu que habita comigo. Mas este Céu dentro de mim muitas vezes exige muito da minha fé. Se Deus está comigo, decidi não ter dúvidas em meu coração. A fé tem que estar muito próxima da verdade das coisas, e não vejo como um homem pode viver sem esta boa fé. O bem e o mal não acontecem aos homens sem causa. O céu lida com a alma do homem de acordo com seu propósito. Quando você se encontrar no errado, não hesite em confessar seu erro e seja rápido em corrigi-lo.

131:9.4 (1453.2) “Um homem sábio está ocupado com a busca da verdade, não em procurar meramente viver. Alcançar a perfeição do Céu é a meta do homem. O homem superior é dado ao autoajuste e está livre de ansiedade e medo. Deus está com vocês; não tenham dúvidas em seu coração. Toda boa ação tem sua recompensa. O homem superior não murmura contra o Céu nem guarda rancor contra os homens. O que não gostam quando feito a vocês, não façam aos outros. Que a compaixão faça parte de toda punição; em todos os sentidos, esforcem-se para fazer da punição uma bênção. Tal é o caminho do Grande Céu. Conquanto todas as criaturas tenham que morrer e retornar à Terra, o espírito do homem nobre sai para ser exibido nas alturas e ascender à gloriosa luz do brilho final.”

 

10. “Nossa Religião”

 

131:10.1 (1453.3) Após o árduo labor de efetuar esta compilação dos ensinamentos das religiões do mundo a respeito do Pai do Paraíso, Ganid se dispôs à tarefa de formular o que considerava ser um resumo da crença a que chegara a respeito de Deus como resultado do ensinamento de Jesus. Este jovem tinha o hábito de se referir a tais crenças como “a nossa religião”. Este foi o seu registro:

 

131:10.2 (1453.4) “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor, e você deve amá-lo com toda a sua mente e coração, enquanto faz o possível para amar todos os filhos Dele como ama a si mesmo. Este Deus único é nosso Pai celestial, em quem todas as coisas consistem e que reside, por seu espírito, em toda alma humana sincera. E nós os que somos filhos de Deus devemos aprender como confiar a guarda de nossas almas a Ele como a um fiel Criador. Com nosso Pai celestial todas as coisas são possíveis. Visto que Ele é o Criador, tendo feito todas as coisas e todos os seres, não poderia ser de outra forma. Embora não possamos ver a Deus, podemos conhecê-Lo. E vivendo diariamente a vontade do Pai que está no céu, podemos revelá-Lo aos nossos semelhantes.

 

 

131:10.3 (1453.5) “As riquezas divinas do caráter de Deus têm que ser infinitamente profundas e eternamente sábias. Não podemos buscar a Deus pelo conhecimento, mas podemos conhecê-Lo em nossos corações pela experiência pessoal. Embora Sua justiça possa ser indescritível, Sua misericórdia pode ser recebida pelo ser mais humilde da Terra. Conquanto o Pai preencha o universo, Ele também vive em nossos corações. A mente do homem é humana, mortal, mas o espírito do homem é divino, imortal. Deus não é apenas todo-poderoso, mas também onisciente. Se nossos pais terrenos, sendo de tendência maldosa, sabem como amar seus filhos e lhes ofertar boas dádivas, quanto mais o bom Pai no céu tem que saber como amar sabiamente seus filhos na Terra e conceder-lhes as bênçãos adequadas.

 

 

131:10.4 (1454.1) “O Pai no céu não permitirá que um único filho na Terra pereça se esse filho tiver o desejo de encontrar o Pai e verdadeiramente desejar ser como ele. Nosso Pai ama até os ímpios e é sempre bondoso com os ingratos. Se mais seres humanos pudessem apenas conhecer a bondade de Deus, eles certamente seriam levados a se arrepender de seus caminhos malévolos e abandonar todos os pecados conhecidos. Todas as coisas boas vêm do Pai da luz, em quem não há variação nem sombra de mudança. O espírito do Deus verdadeiro está no coração do homem. Ele pretende que todos os homens sejam irmãos. Quando os homens começam a sentir por Deus, isso é evidência de que Deus os encontrou e que eles estão em busca de conhecimento sobre Ele. Vivemos em Deus e Deus reside em nós.

 

 

131:10.5 (1454.2) “Não ficarei mais satisfeito em acreditar que Deus é o Pai de todo o meu povo; a partir de agora acreditarei que Ele também é meu Pai. Sempre tentarei adorar a Deus com a ajuda do Espírito da Verdade, que é meu ajudador quando me tornei realmente conhecedor de Deus. Mas antes de tudo vou praticar a adoração a Deus aprendendo como fazer a vontade de Deus na Terra; isto é, farei o possível para tratar cada um de meus semelhantes mortais exatamente como acho que Deus gostaria que ele fosse tratado. E quando vivemos esta espécie de vida na carne, podemos pedir muitas coisas a Deus, e Ele nos concederá o desejo dos nossos corações de que estejamos mais bem preparados para servir a nossos semelhantes. E todo este serviço amoroso dos filhos de Deus aumenta nossa capacidade de receber e experienciar as alegrias do céu, os altos prazeres da ministração do espírito do céu.

 

 

 

131:10.6 (1454.3) “Todos os dias agradecerei a Deus por Seus dons indizíveis; eu O louvarei por Suas obras maravilhosas para os filhos dos homens. Para mim, Ele é o Todo-Poderoso, o Criador, o Poder e a Misericórdia, mas o melhor de tudo é que ele é meu Pai-espírito e, como Seu filho terreno, algum dia irei vê-Lo. E meu tutor disse que procurando por Ele eu me tornarei como Ele. Pela fé em Deus, alcancei a paz com Ele. Esta nossa nova religião é muito cheia de alegria e gera uma felicidade duradoura. Estou confiante de que serei fiel até a morte e que certamente receberei a coroa da vida eterna.

 

 

 

131:10.7 (1454.4) “Estou aprendendo a provar todas as coisas e a aderir ao que é bom. Tudo o que eu quiser que os homens façam comigo, eu farei com meus semelhantes. Por esta nova fé eu sei que o homem pode se tornar filho de Deus, mas às vezes me apavoro quando paro para pensar que todos os homens são meus irmãos, mas isso tem que ser verdade. Não vejo como posso me alegrar com a paternidade de Deus enquanto me recuso a aceitar a fraternidade dos homens. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Se isso for verdade, então todos os homens têm que ser meus irmãos.

 

131:10.8 (1454.5) “Doravante farei minhas boas ações em segredo; também orarei mais quando estiver a sós. Não julgarei para não ser injusto com meus semelhantes. Vou aprender a amar meus inimigos; ainda não dominei verdadeiramente esta prática de ser semelhante a Deus. Embora eu veja Deus nestas outras religiões, eu O vejo em “nossa religião” como sendo mais belo, amoroso, misericordioso, pessoal e positivo. Mas, acima de tudo, este grande e glorioso Ser é meu Pai espiritual; eu sou Seu filho. E por nenhum outro meio além do meu desejo sincero de ser como Ele, acabarei por encontrá-Lo e servi-Lo eternamente. Finalmente tenho uma religião com um Deus, um Deus maravilhoso, e Ele é um Deus de salvação eterna”.

 

Paper 131

The World's Religions

131:0.1 (1442.1) DURING the Alexandrian sojourn of Jesus, Gonod, and Ganid, the young man spent much of his time and no small sum of his father’s money making a collection of the teachings of the world’s religions about God and his relations with mortal man. Ganid employed more than threescore learned translators in the making of this abstract of the religious doctrines of the world concerning the Deities. And it should be made plain in this record that all these teachings portraying monotheism were largely derived, directly or indirectly, from the preachments of the missionaries of Machiventa Melchizedek, who went forth from their Salem headquarters to spread the doctrine of one God—the Most High—to the ends of the earth.

131:0.2 (1442.2) There is presented herewith an abstract of Ganid’s manuscript, which he prepared at Alexandria and Rome, and which was preserved in India for hundreds of years after his death. He collected this material under ten heads, as follows:


1. Cynicism


131:1.1 (1442.3) The residual teachings of the disciples of Melchizedek, excepting those which persisted in the Jewish religion, were best preserved in the doctrines of the Cynics. Ganid’s selection embraced the following:

131:1.2 (1442.4) “God is supreme; he is the Most High of heaven and earth. God is the perfected circle of eternity, and he rules the universe of universes. He is the sole maker of the heavens and the earth. When he decrees a thing, that thing is. Our God is one God, and he is compassionate and merciful. Everything that is high, holy, true, and beautiful is like our God. The Most High is the light of heaven and earth; he is the God of the east, the west, the north, and the south.

131:1.3 (1442.5) “Even if the earth should pass away, the resplendent face of the Supreme would abide in majesty and glory. The Most High is the first and the last, the beginning and the end of everything. There is but this one God, and his name is Truth. God is self-existent, and he is devoid of all anger and enmity; he is immortal and infinite. Our God is omnipotent and bounteous. While he has many manifestations, we worship only God himself. God knows all—our secrets and our proclamations; he also knows what each of us deserves. His might is equal to all things.

131:1.4 (1442.6) “God is a peace giver and a faithful protector of all who fear and trust him. He gives salvation to all who serve him. All creation exists in the power of the Most High. His divine love springs forth from the holiness of his power, and affection is born of the might of his greatness. The Most High has decreed the union of body and soul and has endowed man with his own spirit. What man does must come to an end, but what the Creator does goes on forever. We gain knowledge from the experience of man, but we derive wisdom from the contemplation of the Most High.

131:1.5 (1443.1) “God pours rain upon the earth, he causes the sun to shine upon the sprouting grain, and he gives us the abundant harvest of the good things of this life and eternal salvation in the world to come. Our God enjoys great authority; his name is Excellent and his nature is unfathomable. When you are sick, it is the Most High who heals you. God is full of goodness toward all men; we have no friend like the Most High. His mercy fills all places and his goodness encompasses all souls. The Most High is changeless; and he is our helper in every time of need. Wherever you turn to pray, there is the face of the Most High and the open ear of our God. You may hide yourself from men, but not from God. God is not a great distance from us; he is omnipresent. God fills all places and lives in the heart of the man who fears his holy name. Creation is in the Creator and the Creator in his creation. We search for the Most High and then find him in our hearts. You go in quest of a dear friend, and then you discover him within your soul.

131:1.6 (1443.2) “The man who knows God looks upon all men as equal; they are his brethren. Those who are selfish, those who ignore their brothers in the flesh, have only weariness as their reward. Those who love their fellows and who have pure hearts shall see God. God never forgets sincerity. He will guide the honest of heart into the truth, for God is truth.

131:1.7 (1443.3) “In your lives overthrow error and overcome evil by the love of the living truth. In all your relations with men do good for evil. The Lord God is merciful and loving; he is forgiving. Let us love God, for he first loved us. By God’s love and through his mercy we shall be saved. Poor men and rich men are brothers. God is their Father. The evil you would not have done you, do not to others.

131:1.8 (1443.4) “At all times call upon his name, and as you believe in his name, so shall your prayer be heard. What a great honor it is to worship the Most High! All the worlds and the universes worship the Most High. And with all your prayers give thanks—ascend to worship. Prayerful worship shuns evil and forbids sin. At all times let us praise the name of the Most High. The man who takes shelter in the Most High conceals his defects from the universe. When you stand before God with a clean heart, you become fearless of all creation. The Most High is like a loving father and mother; he really loves us, his children on earth. Our God will forgive us and guide our footsteps into the ways of salvation. He will take us by the hand and lead us to himself. God saves those who trust him; he does not compel man to serve his name.

131:1.9 (1443.5) “If the faith of the Most High has entered your heart, then shall you abide free from fear throughout all the days of your life. Fret not yourself because of the prosperity of the ungodly; fear not those who plot evil; let the soul turn away from sin and put your whole trust in the God of salvation. The weary soul of the wandering mortal finds eternal rest in the arms of the Most High; the wise man hungers for the divine embrace; the earth child longs for the security of the arms of the Universal Father. The noble man seeks for that high estate wherein the soul of the mortal blends with the spirit of the Supreme. God is just: What fruit we receive not from our plantings in this world we shall receive in the next.”


2. Judaism


131:2.1 (1444.1) The Kenites of Palestine salvaged much of the teaching of Melchizedek, and from these records, as preserved and modified by the Jews, Jesus and Ganid made the following selection:

131:2.2 (1444.2) “In the beginning God created the heavens and the earth and all things therein. And, behold, all he created was very good. The Lord, he is God; there is none beside him in heaven above or upon the earth beneath. Therefore shall you love the Lord your God with all your heart and with all your soul and with all your might. The earth shall be full of the knowledge of the Lord as the waters cover the sea. The heavens declare the glory of God, and the firmament shows his handiwork. Day after day utters speech; night after night shows knowledge. There is no speech or language where their voice is not heard. The Lord’s work is great, and in wisdom has he made all things; the greatness of the Lord is unsearchable. He knows the number of the stars; he calls them all by their names.

131:2.3 (1444.3) “The power of the Lord is great and his understanding infinite. Says the Lord: ‘As the heavens are higher than the earth, so are my ways higher than your ways, and my thoughts higher than your thoughts.’ God reveals the deep and secret things because the light dwells with him. The Lord is merciful and gracious; he is long-suffering and abundant in goodness and truth. The Lord is good and upright; the meek will he guide in judgment. Taste and see that the Lord is good! Blessed is the man who trusts God. God is our refuge and strength, a very present help in trouble.

131:2.4 (1444.4) “The mercy of the Lord is from everlasting to everlasting upon those who fear him and his righteousness even to our children’s children. The Lord is gracious and full of compassion. The Lord is good to all, and his tender mercies are over all his creation; he heals the brokenhearted and binds up their wounds. Whither shall I go from God’s spirit? whither shall I flee from the divine presence? Thus says the High and Lofty One who inhabits eternity, whose name is Holy: ‘I dwell in the high and holy place; also with him who is of a contrite heart and a humble spirit!’ None can hide himself from our God, for he fills heaven and earth. Let the heavens be glad and let the earth rejoice. Let all nations say: The Lord reigns! Give thanks to God, for his mercy endures forever.

131:2.5 (1444.5) “The heavens declare God’s righteousness, and all the people have seen his glory. It is God who has made us, and not we ourselves; we are his people, the sheep of his pasture. His mercy is everlasting, and his truth endures to all generations. Our God is governor among the nations. Let the earth be filled with his glory! O that men would praise the Lord for his goodness and for his wonderful gifts to the children of men!

131:2.6 (1444.6) “God has made man a little less than divine and has crowned him with love and mercy. The Lord knows the way of the righteous, but the way of the ungodly shall perish. The fear of the Lord is the beginning of wisdom; the knowledge of the Supreme is understanding. Says the Almighty God: ‘Walk before me and be perfect.’ Forget not that pride goes before destruction and a haughty spirit before a fall. He who rules his own spirit is mightier than he who takes a city. Says the Lord God, the Holy One: ‘In returning to your spiritual rest shall you be saved; in quietness and confidence shall be your strength.’ They who wait upon the Lord shall renew their strength; they shall mount up with wings like eagles. They shall run and not be weary; they shall walk and not be faint. The Lord shall give you rest from your fear. Says the Lord: ‘Fear not, for I am with you. Be not dismayed, for I am your God. I will strengthen you; I will help you; yes, I will uphold you with the right hand of my righteousness.’

131:2.7 (1445.1) “God is our Father; the Lord is our redeemer. God has created the universal hosts, and he preserves them all. His righteousness is like the mountains and his judgment like the great deep. He causes us to drink of the river of his pleasures, and in his light we shall see light. It is good to give thanks to the Lord and to sing praises to the Most High; to show forth loving-kindness in the morning and the divine faithfulness every night. God’s kingdom is an everlasting kingdom, and his dominion endures throughout all generations. The Lord is my shepherd; I shall not want. He makes me to lie down in green pastures; he leads me beside still waters. He restores my soul. He leads me in the paths of righteousness. Yes, even though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil, for God is with me. Surely goodness and mercy shall follow me all the days of my life, and I shall dwell in the house of the Lord forever.

131:2.8 (1445.2) “Yahweh is the God of my salvation; therefore in the divine name will I put my trust. I will trust in the Lord with all my heart; I will lean not upon my own understanding. In all my ways I will acknowledge him, and he shall direct my paths. The Lord is faithful; he keeps his word with those who serve him; the just shall live by his faith. If you do not well, it is because sin lies at the door; men reap the evil they plough and the sin they sow. Fret not yourself because of evildoers. If you regard iniquity in your heart, the Lord will not hear you; if you sin against God, you also wrong your own soul. God will bring every man’s work to judgment with every secret thing, whether it be good or evil. As a man thinks in his heart, so is he.

131:2.9 (1445.3) “The Lord is near all who call upon him in sincerity and in truth. Weeping may endure for a night, but joy comes in the morning. A merry heart does good like a medicine. No good thing will God withhold from those who walk uprightly. Fear God and keep his commandments, for this is the whole duty of man. Thus says the Lord who created the heavens and who formed the earth: ‘There is no God beside me, a just God and a savior. Look to me and be saved, all the ends of the earth. If you seek me, you shall find me if you search for me with all your heart.’ The meek shall inherit the earth and shall delight themselves in the abundance of peace. Whoever sows iniquity shall reap calamity; they who sow the wind shall reap the whirlwind.

131:2.10 (1445.4) “‘Come now, let us reason together,’ says the Lord, ‘Though your sins be as scarlet, they shall be as white as snow. Though they be red like crimson, they shall be as wool.’ But there is no peace for the wicked; it is your own sins which have withheld the good things from you. God is the health of my countenance and the joy of my soul. The eternal God is my strength; he is our dwelling place, and underneath are the everlasting arms. The Lord is near to those who are brokenhearted; he saves all who have a childlike spirit. Many are the afflictions of the righteous man, but the Lord delivers him out of them all. Commit your way to the Lord—trust him—and he will bring it to pass. He who dwells in the secret place of the Most High shall abide under the shadow of the Almighty.

131:2.11 (1445.5) “Love your neighbor as yourself; bear a grudge against no man. Whatsoever you hate do to no man. Love your brother, for the Lord has said: ‘I will love my children freely.’ The path of the just is as a shining light which shines more and more until the perfect day. They who are wise shall shine as the brightness of the firmament and they who turn many to righteousness as the stars forever and ever. Let the wicked forsake his evil way and the unrighteous man his rebellious thoughts. Says the Lord: ‘Let them return to me, and I will have mercy on them; I will abundantly pardon.’

131:2.12 (1446.1) “Says God, the creator of heaven and earth: ‘Great peace have they who love my law. My commandments are: You shall love me with all your heart; you shall have no gods before me; you shall not take my name in vain; remember the Sabbath day to keep it holy; honor your father and mother; you shall not kill; you shall not commit adultery; you shall not steal; you shall not bear false witness; you shall not covet.’

131:2.13 (1446.2) “And to all who love the Lord supremely and their neighbors like themselves, the God of heaven says: ‘I will ransom you from the grave; I will redeem you from death. I will be merciful to your children, as well as just. Have I not said of my creatures on earth, you are the sons of the living God? And have I not loved you with an everlasting love? Have I not called you to become like me and to dwell forever with me in Paradise?’”


3. Buddhism


131:3.1 (1446.3) Ganid was shocked to discover how near Buddhism came to being a great and beautiful religion without God, without a personal and universal Deity. However, he did find some record of certain earlier beliefs which reflected something of the influence of the teachings of the Melchizedek missionaries who continued their work in India even to the times of Buddha. Jesus and Ganid collected the following statements from the Buddhist literature:

131:3.2 (1446.4) “Out of a pure heart shall gladness spring forth to the Infinite; all my being shall be at peace with this supermortal rejoicing. My soul is filled with content, and my heart overflows with the bliss of peaceful trust. I have no fear; I am free from anxiety. I dwell in security, and my enemies cannot alarm me. I am satisfied with the fruits of my confidence. I have found the approach to the Immortal easy of access. I pray for faith to sustain me on the long journey; I know that faith from beyond will not fail me. I know my brethren will prosper if they become imbued with the faith of the Immortal, even the faith that creates modesty, uprightness, wisdom, courage, knowledge, and perseverance. Let us forsake sorrow and disown fear. By faith let us lay hold upon true righteousness and genuine manliness. Let us learn to meditate on justice and mercy. Faith is man’s true wealth; it is the endowment of virtue and glory.

131:3.3 (1446.5) “Unrighteousness is contemptible; sin is despicable. Evil is degrading, whether held in thought or wrought out in deeds. Pain and sorrow follow in the path of evil as the dust follows the wind. Happiness and peace of mind follow pure thinking and virtuous living as the shadow follows the substance of material things. Evil is the fruit of wrongly directed thinking. It is evil to see sin where there is no sin; to see no sin where there is sin. Evil is the path of false doctrines. Those who avoid evil by seeing things as they are gain joy by thus embracing the truth. Make an end of your misery by loathing sin. When you look up to the Noble One, turn away from sin with a whole heart. Make no apology for evil; make no excuse for sin. By your efforts to make amends for past sins you acquire strength to resist future tendencies thereto. Restraint is born of repentance. Leave no fault unconfessed to the Noble One.

131:3.4 (1447.1) “Cheerfulness and gladness are the rewards of deeds well done and to the glory of the Immortal. No man can rob you of the liberty of your own mind. When the faith of your religion has emancipated your heart, when the mind, like a mountain, is settled and immovable, then shall the peace of the soul flow tranquilly like a river of waters. Those who are sure of salvation are forever free from lust, envy, hatred, and the delusions of wealth. While faith is the energy of the better life, nevertheless, must you work out your own salvation with perseverance. If you would be certain of your final salvation, then make sure that you sincerely seek to fulfill all righteousness. Cultivate the assurance of the heart which springs from within and thus come to enjoy the ecstasy of eternal salvation.

131:3.5 (1447.2) “No religionist may hope to attain the enlightenment of immortal wisdom who persists in being slothful, indolent, feeble, idle, shameless, and selfish. But whoso is thoughtful, prudent, reflective, fervent, and earnest—even while he yet lives on earth—may attain the supreme enlightenment of the peace and liberty of divine wisdom. Remember, every act shall receive its reward. Evil results in sorrow and sin ends in pain. Joy and happiness are the outcome of a good life. Even the evildoer enjoys a season of grace before the time of the full ripening of his evil deeds, but inevitably there must come the full harvest of evil-doing. Let no man think lightly of sin, saying in his heart: ‘The penalty of wrongdoing shall not come near me.’ What you do shall be done to you, in the judgment of wisdom. Injustice done to your fellows shall come back upon you. The creature cannot escape the destiny of his deeds.

131:3.6 (1447.3) “The fool has said in his heart, ‘Evil shall not overtake me’; but safety is found only when the soul craves reproof and the mind seeks wisdom. The wise man is a noble soul who is friendly in the midst of his enemies, tranquil among the turbulent, and generous among the grasping. Love of self is like weeds in a goodly field. Selfishness leads to grief; perpetual care kills. The tamed mind yields happiness. He is the greatest of warriors who overcomes and subdues himself. Restraint in all things is good. He alone is a superior person who esteems virtue and is observant of his duty. Let not anger and hate master you. Speak harshly of no one. Contentment is the greatest wealth. What is given wisely is well saved. Do not to others those things you would not wish done to you. Pay good for evil; overcome evil with the good.

131:3.7 (1447.4) “A righteous soul is more to be desired than the sovereignty of all the earth. Immortality is the goal of sincerity; death, the end of thoughtless living. Those who are earnest die not; the thoughtless are dead already. Blessed are they who have insight into the deathless state. Those who torture the living will hardly find happiness after death. The unselfish go to heaven, where they rejoice in the bliss of infinite liberality and continue to increase in noble generosity. Every mortal who thinks righteously, speaks nobly, and acts unselfishly shall not only enjoy virtue here during this brief life but shall also, after the dissolution of the body, continue to enjoy the delights of heaven.”


4. Hinduism


131:4.1 (1447.5) The missionaries of Melchizedek carried the teachings of the one God with them wherever they journeyed. Much of this monotheistic doctrine, together with other and previous concepts, became embodied in the subsequent teachings of Hinduism. Jesus and Ganid made the following excerpts:

131:4.2 (1448.1) “He is the great God, in every way supreme. He is the Lord who encompasses all things. He is the creator and controller of the universe of universes. God is one God; he is alone and by himself; he is the only one. And this one God is our Maker and the last destiny of the soul. The Supreme One is brilliant beyond description; he is the Light of Lights. Every heart and every world is illuminated by this divine light. God is our protector—he stands by the side of his creatures—and those who learn to know him become immortal. God is the great source of energy; he is the Great Soul. He exercises universal lordship over all. This one God is loving, glorious, and adorable. Our God is supreme in power and abides in the supreme abode. This true Person is eternal and divine; he is the primal Lord of heaven. All the prophets have hailed him, and he has revealed himself to us. We worship him. O Supreme Person, source of beings, Lord of creation, and ruler of the universe, reveal to us, your creatures, the power whereby you abide immanent! God has made the sun and the stars; he is bright, pure, and self-existent. His eternal knowledge is divinely wise. The Eternal is unpenetrated by evil. Inasmuch as the universe sprang from God, he does rule it appropriately. He is the cause of creation, and hence are all things established in him.

131:4.3 (1448.2) “God is the sure refuge of every good man when in need; the Immortal One cares for all mankind. God’s salvation is strong and his kindness is gracious. He is a loving protector, a blessed defender. Says the Lord: ‘I dwell within their own souls as a lamp of wisdom. I am the splendor of the splendid and the goodness of the good. Where two or three gather together, there am I also.’ The creature cannot escape the presence of the Creator. The Lord even counts the ceaseless winking of every mortal’s eyes; and we worship this divine Being as our inseparable companion. He is all-prevailing, bountiful, omnipresent, and infinitely kind. The Lord is our ruler, shelter, and supreme controller, and his primeval spirit dwells within the mortal soul. The Eternal Witness to vice and virtue dwells within man’s heart. Let us long meditate on the adorable and divine Vivifier; let his spirit fully direct our thoughts. From this unreal world lead us to the real! From darkness lead us to the light! From death guide us to immortality!

131:4.4 (1448.3) “With our hearts purged of all hate, let us worship the Eternal. Our God is the Lord of prayer; he hears the cry of his children. Let all men submit their wills to him, the Resolute. Let us delight in the liberality of the Lord of prayer. Make prayer your inmost friend and worship your soul’s support. ‘If you will but worship me in love,’ says the Eternal, ‘I will give you the wisdom to attain me, for my worship is the virtue common to all creatures.’ God is the illuminator of the gloomy and the power of those who are faint. Since God is our strong friend, we have no more fear. We praise the name of the never-conquered Conqueror. We worship him because he is man’s faithful and eternal helper. God is our sure leader and unfailing guide. He is the great parent of heaven and earth, possessed of unlimited energy and infinite wisdom. His splendor is sublime and his beauty divine. He is the supreme refuge of the universe and the changeless guardian of everlasting law. Our God is the Lord of life and the Comforter of all men; he is the lover of mankind and the helper of those who are distressed. He is our life giver and the Good Shepherd of the human flocks. God is our father, brother, and friend. And we long to know this God in our inner being.

131:4.5 (1448.4) “We have learned to win faith by the yearning of our hearts. We have attained wisdom by the restraint of our senses, and by wisdom we have experienced peace in the Supreme. He who is full of faith worships truly when his inner self is intent upon God. Our God wears the heavens as a mantle; he also inhabits the other six wide-spreading universes. He is supreme over all and in all. We crave forgiveness from the Lord for all of our trespasses against our fellows; and we would release our friend from the wrong he has done us. Our spirit loathes all evil; therefore, O Lord, free us from all taint of sin. We pray to God as a comforter, protector, and savior—one who loves us.

131:4.6 (1449.1) “The spirit of the Universe Keeper enters the soul of the simple creature. That man is wise who worships the One God. Those who strive for perfection must indeed know the Lord Supreme. He never fears who knows the blissful security of the Supreme, for the Supreme says to those who serve him, ‘Fear not, for I am with you.’ The God of providence is our Father. God is truth. And it is the desire of God that his creatures should understand him—come fully to know the truth. Truth is eternal; it sustains the universe. Our supreme desire shall be union with the Supreme. The Great Controller is the generator of all things—all evolves from him. And this is the sum of duty: Let no man do to another what would be repugnant to himself; cherish no malice, smite not him who smites you, conquer anger with mercy, and vanquish hate by benevolence. And all this we should do because God is a kind friend and a gracious father who remits all our earthly offenses.

131:4.7 (1449.2) “God is our Father, the earth our mother, and the universe our birthplace. Without God the soul is a prisoner; to know God releases the soul. By meditation on God, by union with him, there comes deliverance from the illusions of evil and ultimate salvation from all material fetters. When man shall roll up space as a piece of leather, then will come the end of evil because man has found God. O God, save us from the threefold ruin of hell—lust, wrath, and avarice! O soul, gird yourself for the spirit struggle of immortality! When the end of mortal life comes, hesitate not to forsake this body for a more fit and beautiful form and to awake in the realms of the Supreme and Immortal, where there is no fear, sorrow, hunger, thirst, or death. To know God is to cut the cords of death. The God-knowing soul rises in the universe like the cream appears on top of the milk. We worship God, the all-worker, the Great Soul, who is ever seated in the heart of his creatures. And they who know that God is enthroned in the human heart are destined to become like him—immortal. Evil must be left behind in this world, but virtue follows the soul to heaven.

131:4.8 (1449.3) “It is only the wicked who say: The universe has neither truth nor a ruler; it was only designed for our lusts. Such souls are deluded by the smallness of their intellects. They thus abandon themselves to the enjoyment of their lusts and deprive their souls of the joys of virtue and the pleasures of righteousness. What can be greater than to experience salvation from sin? The man who has seen the Supreme is immortal. Man’s friends of the flesh cannot survive death; virtue alone walks by man’s side as he journeys ever onward toward the gladsome and sunlit fields of Paradise.”


5. Zoroastrianism


131:5.1 (1449.4) Zoroaster was himself directly in contact with the descendants of the earlier Melchizedek missionaries, and their doctrine of the one God became a central teaching in the religion which he founded in Persia. Aside from Judaism, no religion of that day contained more of these Salem teachings. From the records of this religion Ganid made the following excerpts:

131:5.2 (1450.1) “All things come from, and belong to, the One God—all-wise, good, righteous, holy, resplendent, and glorious. This, our God, is the source of all luminosity. He is the Creator, the God of all good purposes, and the protector of the justice of the universe. The wise course in life is to act in consonance with the spirit of truth. God is all-seeing, and he beholds both the evil deeds of the wicked and the good works of the righteous; our God observes all things with a flashing eye. His touch is the touch of healing. The Lord is an all-powerful benefactor. God stretches out his beneficent hand to both the righteous and the wicked. God established the world and ordained the rewards for good and for evil. The all-wise God has promised immortality to the pious souls who think purely and act righteously. As you supremely desire, so shall you be. The light of the sun is as wisdom to those who discern God in the universe.

131:5.3 (1450.2) “Praise God by seeking the pleasure of the Wise One. Worship the God of light by joyfully walking in the paths ordained by his revealed religion. There is but one Supreme God, the Lord of Lights. We worship him who made the waters, plants, animals, the earth, and the heavens. Our God is Lord, most beneficent. We worship the most beauteous, the bountiful Immortal, endowed with eternal light. God is farthest from us and at the same time nearest to us in that he dwells within our souls. Our God is the divine and holiest Spirit of Paradise, and yet he is more friendly to man than the most friendly of all creatures. God is most helpful to us in this greatest of all businesses, the knowing of himself. God is our most adorable and righteous friend; he is our wisdom, life, and vigor of soul and body. Through our good thinking the wise Creator will enable us to do his will, thereby attaining the realization of all that is divinely perfect.

131:5.4 (1450.3) “Lord, teach us how to live this life in the flesh while preparing for the next life of the spirit. Speak to us, Lord, and we will do your bidding. Teach us the good paths, and we will go right. Grant us that we may attain union with you. We know that the religion is right which leads to union with righteousness. God is our wise nature, best thought, and righteous act. May God grant us unity with the divine spirit and immortality in himself!

131:5.5 (1450.4) “This religion of the Wise One cleanses the believer from every evil thought and sinful deed. I bow before the God of heaven in repentance if I have offended in thought, word, or act—intentionally or unintentionally—and I offer prayers for mercy and praise for forgiveness. I know when I make confession, if I purpose not to do again the evil thing, that sin will be removed from my soul. I know that forgiveness takes away the bonds of sin. Those who do evil shall receive punishment, but those who follow truth shall enjoy the bliss of an eternal salvation. Through grace lay hold upon us and minister saving power to our souls. We claim mercy because we aspire to attain perfection; we would be like God.”


6. Suduanism (Jainism)


131:6.1 (1450.5) The third group of religious believers who preserved the doctrine of one God in India—the survival of the Melchizedek teaching—were known in those days as the Suduanists. Latterly these believers have become known as followers of Jainism. They taught:

131:6.2 (1450.6) “The Lord of Heaven is supreme. Those who commit sin will not ascend on high, but those who walk in the paths of righteousness shall find a place in heaven. We are assured of the life hereafter if we know truth. The soul of man may ascend to the highest heaven, there to develop its true spiritual nature, to attain perfection. The estate of heaven delivers man from the bondage of sin and introduces him to the final beatitudes; the righteous man has already experienced an end of sin and all its associated miseries. Self is man’s invincible foe, and self is manifested as man’s four greatest passions: anger, pride, deceit, and greed. Man’s greatest victory is the conquest of himself. When man looks to God for forgiveness, and when he makes bold to enjoy such liberty, he is thereby delivered from fear. Man should journey through life treating his fellow creatures as he would like to be treated.”


7. Shinto


131:7.1 (1451.1) Only recently had the manuscripts of this Far-Eastern religion been lodged in the Alexandrian library. It was the one world religion of which Ganid had never heard. This belief also contained remnants of the earlier Melchizedek teachings as is shown by the following abstracts:

131:7.2 (1451.2) “Says the Lord: ‘You are all recipients of my divine power; all men enjoy my ministry of mercy. I derive great pleasure in the multiplication of righteous men throughout the land. In both the beauties of nature and the virtues of men does the Prince of Heaven seek to reveal himself and to show forth his righteous nature. Since the olden people did not know my name, I manifested myself by being born into the world as a visible existence and endured such abasement even that man should not forget my name. I am the maker of heaven and earth; the sun and the moon and all the stars obey my will. I am the ruler of all creatures on land and in the four seas. Although I am great and supreme, still I have regard for the prayer of the poorest man. If any creature will worship me, I will hear his prayer and grant the desire of his heart.’

131:7.3 (1451.3) “‘Every time man yields to anxiety, he takes one step away from the leading of the spirit of his heart.’ Pride obscures God. If you would obtain heavenly help, put away your pride; every hair of pride shuts off saving light, as it were, by a great cloud. If you are not right on the inside, it is useless to pray for that which is on the outside. ‘If I hear your prayers, it is because you come before me with a clean heart, free from falsehood and hypocrisy, with a soul which reflects truth like a mirror. If you would gain immortality, forsake the world and come to me.’”


8. Taoism


131:8.1 (1451.4) The messengers of Melchizedek penetrated far into China, and the doctrine of one God became a part of the earlier teachings of several Chinese religions; the one persisting the longest and containing most of the monotheistic truth was Taoism, and Ganid collected the following from the teachings of its founder:

131:8.2 (1451.5) “How pure and tranquil is the Supreme One and yet how powerful and mighty, how deep and unfathomable! This God of heaven is the honored ancestor of all things. If you know the Eternal, you are enlightened and wise. If you know not the Eternal, then does ignorance manifest itself as evil, and thus do the passions of sin arise. This wondrous Being existed before the heavens and the earth were. He is truly spiritual; he stands alone and changes not. He is indeed the world’s mother, and all creation moves around him. This Great One imparts himself to men and thereby enables them to excel and to survive. Even if one has but a little knowledge, he can still walk in the ways of the Supreme; he can conform to the will of heaven.

131:8.3 (1452.1) “All good works of true service come from the Supreme. All things depend on the Great Source for life. The Great Supreme seeks no credit for his bestowals. He is supreme in power, yet he remains hidden from our gaze. He unceasingly transmutes his attributes while perfecting his creatures. The heavenly Reason is slow and patient in his designs but sure of his accomplishments. The Supreme overspreads the universe and sustains it all. How great and mighty are his overflowing influence and drawing power! True goodness is like water in that it blesses everything and harms nothing. And like water, true goodness seeks the lowest places, even those levels which others avoid, and that is because it is akin to the Supreme. The Supreme creates all things, in nature nourishing them and in spirit perfecting them. And it is a mystery how the Supreme fosters, protects, and perfects the creature without compelling him. He guides and directs, but without self-assertion. He ministers progression, but without domination.

131:8.4 (1452.2) “The wise man universalizes his heart. A little knowledge is a dangerous thing. Those who aspire to greatness must learn to humble themselves. In creation the Supreme became the world’s mother. To know one’s mother is to recognize one’s sonship. He is a wise man who regards all parts from the point of view of the whole. Relate yourself to every man as if you were in his place. Recompense injury with kindness. If you love people, they will draw near you—you will have no difficulty in winning them.

131:8.5 (1452.3) “The Great Supreme is all-pervading; he is on the left hand and on the right; he supports all creation and indwells all true beings. You cannot find the Supreme, neither can you go to a place where he is not. If a man recognizes the evil of his ways and repents of sin from the heart, then may he seek forgiveness; he may escape the penalty; he may change calamity into blessing. The Supreme is the secure refuge for all creation; he is the guardian and savior of mankind. If you seek for him daily, you shall find him. Since he can forgive sins, he is indeed most precious to all men. Always remember that God does not reward man for what he does but for what he is; therefore should you extend help to your fellows without the thought of rewards. Do good without thought of benefit to the self.

131:8.6 (1452.4) “They who know the laws of the Eternal are wise. Ignorance of the divine law is misery and disaster. They who know the laws of God are liberal minded. If you know the Eternal, even though your body perish, your soul shall survive in spirit service. You are truly wise when you recognize your insignificance. If you abide in the light of the Eternal, you shall enjoy the enlightenment of the Supreme. Those who dedicate their persons to the service of the Supreme are joyous in this pursuit of the Eternal. When man dies, the spirit begins to wing its long flight on the great home journey.”


9. Confucianism


131:9.1 (1452.5) Even the least God-recognizing of the world’s great religions acknowledged the monotheism of the Melchizedek missionaries and their persistent successors. Ganid’s summary of Confucianism was:

131:9.2 (1452.6) “What Heaven appoints is without error. Truth is real and divine. Everything originates in Heaven, and the Great Heaven makes no mistakes. Heaven has appointed many subordinates to assist in the instruction and uplifting of the inferior creatures. Great, very great, is the One God who rules man from on high. God is majestic in power and awful in judgment. But this Great God has conferred a moral sense even on many inferior people. Heaven’s bounty never stops. Benevolence is Heaven’s choicest gift to men. Heaven has bestowed its nobility upon the soul of man; the virtues of man are the fruit of this endowment of Heaven’s nobility. The Great Heaven is all-discerning and goes with man in all his doings. And we do well when we call the Great Heaven our Father and our Mother. If we are thus servants of our divine ancestors, then may we in confidence pray to Heaven. At all times and in everything let us stand in awe of the majesty of Heaven. We acknowledge, O God, the Most High and sovereign Potentate, that judgment rests with you, and that all mercy proceeds from the divine heart.

131:9.3 (1453.1) “God is with us; therefore we have no fear in our hearts. If there be found any virtue in me, it is the manifestation of Heaven who abides with me. But this Heaven within me often makes hard demands on my faith. If God is with me, I have determined to have no doubt in my heart. Faith must be very near the truth of things, and I do not see how a man can live without this good faith. Good and evil do not befall men without cause. Heaven deals with man’s soul in accordance with its purpose. When you find yourself in the wrong, do not hesitate to confess your error and be quick to make amends.

131:9.4 (1453.2) “A wise man is occupied with the search for truth, not in seeking for a mere living. To attain the perfection of Heaven is the goal of man. The superior man is given to self-adjustment, and he is free from anxiety and fear. God is with you; have no doubt in your heart. Every good deed has its recompense. The superior man murmurs not against Heaven nor holds a grudge against men. What you do not like when done to yourself, do not to others. Let compassion be a part of all punishment; in every way endeavor to make punishment a blessing. Such is the way of Great Heaven. While all creatures must die and return to the earth, the spirit of the noble man goes forth to be displayed on high and to ascend to the glorious light of final brightness.”


10. “Our Religion”


131:10.1 (1453.3) After the arduous labor of effecting this compilation of the teachings of the world religions concerning the Paradise Father, Ganid set himself to the task of formulating what he deemed to be a summary of the belief he had arrived at regarding God as a result of Jesus’ teaching. This young man was in the habit of referring to such beliefs as “our religion.” This was his record:

131:10.2 (1453.4) “The Lord our God is one Lord, and you should love him with all your mind and heart while you do your very best to love all his children as you love yourself. This one God is our heavenly Father, in whom all things consist, and who dwells, by his spirit, in every sincere human soul. And we who are the children of God should learn how to commit the keeping of our souls to him as to a faithful Creator. With our heavenly Father all things are possible. Since he is the Creator, having made all things and all beings, it could not be otherwise. Though we cannot see God, we can know him. And by daily living the will of the Father in heaven, we can reveal him to our fellow men.

131:10.3 (1453.5) “The divine riches of God’s character must be infinitely deep and eternally wise. We cannot search out God by knowledge, but we can know him in our hearts by personal experience. While his justice may be past finding out, his mercy may be received by the humblest being on earth. While the Father fills the universe, he also lives in our hearts. The mind of man is human, mortal, but the spirit of man is divine, immortal. God is not only all-powerful but also all-wise. If our earth parents, being of evil tendency, know how to love their children and bestow good gifts on them, how much more must the good Father in heaven know how wisely to love his children on earth and to bestow suitable blessings upon them.

131:10.4 (1454.1) “The Father in heaven will not suffer a single child on earth to perish if that child has a desire to find the Father and truly longs to be like him. Our Father even loves the wicked and is always kind to the ungrateful. If more human beings could only know about the goodness of God, they would certainly be led to repent of their evil ways and forsake all known sin. All good things come down from the Father of light, in whom there is no variableness neither shadow of changing. The spirit of the true God is in man’s heart. He intends that all men should be brothers. When men begin to feel after God, that is evidence that God has found them, and that they are in quest of knowledge about him. We live in God and God dwells in us.

131:10.5 (1454.2) “I will no longer be satisfied to believe that God is the Father of all my people; I will henceforth believe that he is also my Father. Always will I try to worship God with the help of the Spirit of Truth, which is my helper when I have become really God-knowing. But first of all I am going to practice worshiping God by learning how to do the will of God on earth; that is, I am going to do my best to treat each of my fellow mortals just as I think God would like to have him treated. And when we live this sort of a life in the flesh, we may ask many things of God, and he will give us the desire of our hearts that we may be the better prepared to serve our fellows. And all of this loving service of the children of God enlarges our capacity to receive and experience the joys of heaven, the high pleasures of the ministry of the spirit of heaven.

131:10.6 (1454.3) “I will every day thank God for his unspeakable gifts; I will praise him for his wonderful works to the children of men. To me he is the Almighty, the Creator, the Power, and the Mercy, but best of all, he is my spirit Father, and as his earth child I am sometime going forth to see him. And my tutor has said that by searching for him I shall become like him. By faith in God I have attained peace with him. This new religion of ours is very full of joy, and it generates an enduring happiness. I am confident that I shall be faithful even to death, and that I will surely receive the crown of eternal life.

131:10.7 (1454.4) “I am learning to prove all things and adhere to that which is good. Whatsoever I would that men should do to me, that I will do to my fellows. By this new faith I know that man may become the son of God, but it sometimes terrifies me when I stop to think that all men are my brothers, but it must be true. I do not see how I can rejoice in the fatherhood of God while I refuse to accept the brotherhood of man. Whosoever calls upon the name of the Lord shall be saved. If that is true, then all men must be my brothers.

131:10.8 (1454.5) “Henceforth will I do my good deeds in secret; I will also pray most when by myself. I will judge not that I may not be unfair to my fellows. I am going to learn to love my enemies; I have not truly mastered this practice of being Godlike. Though I see God in these other religions, I find him in ‘our religion’ as being more beautiful, loving, merciful, personal, and positive. But most of all, this great and glorious Being is my spiritual Father; I am his child. And by no other means than my honest desire to be like him, I am eventually to find him and eternally to serve him. At last I have a religion with a God, a marvelous God, and he is a God of eternal salvation.”

Documento 131

As Religiões do Mundo

131:0.1 (1442.1) DURANTE a permanência de Jesus, Gonod e Ganid na Alexandria, o jovem gastou boa parte do seu tempo e uma alta soma do dinheiro do seu pai fazendo uma coleção dos ensinamentos das religiões do mundo, sobre Deus e as suas relações com o homem mortal. Ganid empregou mais do que sessenta tradutores fazendo um apanhado geral das doutrinas religiosas do mundo a respeito das Deidades. E aqui deve ficar claro que todos esses ensinamentos, retratando o monoteísmo, derivaram-se, direta ou indiretamente, sobretudo das pregações dos missionários de Maquiventa Melquisedeque, que saíam da sua sede em Salém para disseminar a doutrina de um Deus — o Altíssimo — até os confins da Terra.

131:0.2 (1442.2) Neste documento está apresentada uma síntese dos manuscritos de Ganid, que ele preparou em Alexandria e Roma; e que ficou guardado na Índia por centenas de anos depois da sua morte. Ele colecionou esse material sob dez títulos, como segue:

 

1. O Cinismo

 

131:1.1 (1442.3) Os ensinamentos residuais dos discípulos de Melquisedeque, excetuando-se aqueles que perduraram na religião judaica, foram mais bem preservados nas doutrinas dos cínicos. A seleção feita por Ganid abrange o seguinte:

131:1.2 (1442.4) “Deus é supremo, é o Altíssimo dos céus e da Terra. Deus é o círculo tornado perfeito da eternidade; ele governa o universo dos universos. É o criador único dos céus e da Terra. Quando ele decreta uma coisa, tal coisa passa a ser. O Nosso Deus é um único Deus, ele é compassivo e misericordioso. Tudo que é elevado, sagrado, verdadeiro e belo aproxima-se do nosso Deus. O Altíssimo é a luz do céu e da Terra; ele é o Deus do leste, oeste, norte e sul.

131:1.3 (1442.5) “Ainda que a Terra desaparecesse, a face resplandecente do Supremo residiria na majestade e na glória. O Altíssimo é o primeiro e o último, o começo e o fim de tudo. Não há senão esse Deus único cujo nome é Verdade. Deus existe por si próprio e é despojado de qualquer ódio e inimizade; ele é imortal e infinito. O nosso Deus é onipotente e bondoso. Conquanto ele tenha muitas manifestações, nós adoramos apenas o próprio Deus. Deus a tudo conhece — os nossos segredos e as nossas proclamações; ele sabe também o que cada um de nós merece. O seu poder é o mesmo sobre todas as coisas.

131:1.4 (1442.6) “Deus é um provedor de paz e um protetor fiel de todos que o temem e nele confiam. Ele dá a salvação a todos que o servem. Toda a criação existe no poder do Altíssimo. O seu amor divino brota da santidade do seu poder e a afeição nasce do poder da sua grandeza. O Altíssimo decretou a união do corpo e da alma e dotou o homem com o próprio espírito dele. O que o homem faz deve chegar a um fim, mas o que o Criador faz continua para sempre. Ganhamos o conhecimento da experiência do homem, mas extraímos a sabedoria da contemplação do Altíssimo.

131:1.5 (1443.1) “Deus derrama a chuva sobre a terra, faz o sol brilhar sobre o grão que germina e nos dá a colheita abundante das coisas boas dessa vida e a salvação eterna do mundo do porvir. O nosso Deus tem grande autoridade; o seu nome é Excelente e a sua natureza é insondável. Quando estiverdes doentes, é o Altíssimo que vos cura. Deus é pleno de bondade para com todos os homens; ninguém é amigo como o Altíssimo. Sua misericórdia preenche todos os espaços e sua bondade abraça todas as almas. O Altíssimo é imutável; é ele que nos ajuda toda vez que se faz necessário. Para onde quer que volteis para orar, ali estão a face do Altíssimo e o ouvido atento do vosso Deus. Podeis esconder-vos dos homens mas não de Deus. Deus não está a uma grande distância de nós; ele é onipresente. Deus preenche todos os lugares e vive no coração do homem que teme o seu santo nome. A criação está no Criador, e o Criador na sua criação. Nós buscamos o Altíssimo e então nós o encontramos no nosso coração. Ide perguntar a um amigo querido, e então o descobrireis dentro da vossa alma.

131:1.6 (1443.2) “O homem que conhece Deus vê todos os homens como iguais; eles são os seus irmãos. Aqueles que são egoístas, e que ignoram seus irmãos na carne, são recompensados apenas com o cansaço. Aqueles que amam os seus semelhantes e que têm o coração puro verão a Deus. Deus nunca se esquece da sinceridade. Ele guiará o honesto de coração na direção da verdade, pois Deus é a verdade.

131:1.7 (1443.3) “Repudiai o erro nas vossas vidas, superai o mal com o amor da verdade viva. Em todas as vossas relações com os homens, fazei o bem em troca do mal. O Senhor Deus é pleno de misericórdia e amor; ele perdoa sempre. Amemos a Deus, pois ele nos amou primeiro. Por meio do amor de Deus e sua misericórdia seremos salvos. Os homens pobres e os ricos são irmãos; e Deus é o seu Pai. O mal que não quiserdes que seja feito a vós, não o façais aos outros.

131:1.8 (1443.4) “Em todas as circunstâncias chamai o seu nome e, na mesma medida que vós acreditardes no seu nome, a vossa prece será ouvida. Que grande honra é adorar o Altíssimo! Todos os mundos e os universos adoram o Altíssimo. E em todas as vossas preces, agradecei — elevais-vos para adorar. A prece da adoração evita o mal e proíbe o pecado. Louvemos, em todos os momentos, o nome do Altíssimo. O homem que toma abrigo no Altíssimo esconde do universo os seus próprios defeitos. Quando vos apresentardes diante de Deus, com o coração puro, vos tornais os mais destemidos de toda a criação. O Altíssimo é como um pai e uma mãe cheios de amor; ele realmente ama os seus filhos da Terra. O nosso Deus nos perdoará e guiará os nossos passos nos caminhos da salvação. Ele nos levará pela mão e nos conduzirá para si. Deus salva àqueles que confiam nele; mas não obriga o homem a servir no seu nome.

131:1.9 (1443.5) “Se a fé no Altíssimo entrar no fundo do vosso coração, então permanecereis sem medo durante todos os dias da vossa vida. Não vos lamenteis por causa da prosperidade dos ímpios; não temais aqueles que tramam o mal; apartai a vossa alma do pecado e ponde toda a vossa confiança no Deus da Salvação. A alma fatigada do mortal errante encontra o descanso eterno nos braços do Altíssimo; o homem sábio tem fome do abraço divino; o filho da Terra almeja a segurança dos braços do Pai Universal. O homem nobre busca aquele estado elevado em que a alma do mortal se funde com o espírito do Supremo. Deus é justo: O fruto que plantarmos neste mundo e que não colhermos aqui, colheremos no próximo.”

 

2. O Judaísmo

 

131:2.1 (1444.1) Os quenitas da Palestina mantiveram grande parte dos ensinamentos de Melquisedeque e dos registros dos mesmos, como foram preservados e modificados pelos judeus, Jesus e Ganid fizeram a seguinte seleção:

131:2.2 (1444.2) “No começo Deus criou os céus e a Terra, e todas as coisas deles. E, assim, tudo o que ele criou era muito bom. O senhor é Deus; não há ninguém ao lado dele, nos céus acima nem na Terra abaixo. E por isso vós amareis o Senhor, vosso Deus, com todo o coração e toda a alma e com toda a força. A Terra ficará repleta do conhecimento do Senhor, enquanto as águas cobrem os mares. Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento mostra o trabalho das suas mãos. Os dias falam uns após outros; e a noite mostra o conhecimento, noite após noite. Não há discurso ou língua na qual a voz dele não seja ouvida. O trabalho do Senhor é grande e com sabedoria ele fez todas as coisas; a grandeza do senhor é insondável. Ele sabe o número das estrelas; e chama-as todas pelos seus nomes.

131:2.3 (1444.3) “O poder do Senhor é grande e sua compreensão é infinita. Diz o Senhor: ‘Como os céus são mais altos que a Terra, também os meus caminhos são mais altos que os vossos; e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos’. Deus revela as coisas secretas e profundas porque a luz reside nele. O Senhor é misericordioso e pleno de graça; ele é paciente e abundante, em bondade e verdade. O Senhor é bom e reto; aos mansos ele guiará até o juizo. Provai e vede que o Senhor é bom! Abençoado é o homem que confia em Deus. Deus é a nossa força, o nosso refúgio e a ajuda sempre presente nas dificuldades.

131:2.4 (1444.4) “A misericórdia do Senhor perdura, vinda da eternidade, para todos aqueles que o temem; e a sua retidão estende-se aos filhos dos nossos filhos. O Senhor é pleno de graça e repleto de compaixão. O Senhor é bom para todos e suas ternas graças recaem sobre toda a sua criação; ele cura os corações alquebrados e medica as feridas. Onde me esconderia da presença de Deus? Para onde poderia eu fugir da presença divina? E Aquele Altíssimo e Sublime, que habita a eternidade e cujou nome é Santo, diz: ‘Eu resido em local elevado e santo; e também resido naquele que tem um coração contrito e um espírito humilde!’ Ninguém se esconde do nosso Deus, pois ele preenche o céu e a Terra. Que os céus fiquem felizes e que se rejubile a Terra. Deixai todas as nações dizerem: O Senhor reina! Dai graças a Deus, pois sua misericórdia perdura para sempre.

131:2.5 (1444.5) “Os céus testemunham a retidão de Deus e todo o povo vê a sua glória. Foi Deus que nos fez a todos e não nós mesmos; somos o povo dele, as ovelhas do seu pasto. A sua misericórdia é eterna e a sua verdade resiste a todas as gerações. O nosso Deus governa as nações. Que a Terra fique repleta da sua glória! Ó homens, louvai ao Senhor pela sua bondade e suas dádivas maravilhosas aos filhos dos homens!

131:2.6 (1444.6) “Deus criou o homem um pouco aquém do divino e o coroou com amor e misericórdia. O senhor conhece o caminho da retidão, mas o caminho daquele que é mau perecerá. O temor ao Senhor é o começo da sabedoria; conhecer o Supremo é compreendê-lo. O Senhor Todo-Poderoso diz: ‘Caminhai comigo e sede perfeitos’. Não esqueçais de que o orgulho vem antes da destruição e que a arrogância de espírito vem antes da queda. Aquele que governa o seu próprio espírito é mais poderoso do que aquele que se apodera de uma cidade. Diz o Senhor Deus, o Santo: ‘Quando retornardes ao vosso repouso espiritual, sereis salvos; na calma e na confiança estará a vossa força’. Aqueles que servem ao senhor renovarão a sua força; eles elevar-se-ão com asas como águias. Eles correrão e não ficarão cansados; eles caminharão e não se esmorecerão. O senhor dar-vos-á o alívio para os vossos medos. Diz o senhor: ‘Não temais, pois estou convosco. Não desanimeis, pois eu sou o vosso Deus. Eu fortalecer- vos-ei, eu ajudar-vos-ei e, sim, eu apoiar-vos-ei com a mão direita da minha retidão’.

131:2.7 (1445.1) “Deus é o nosso Pai, o Senhor é o nosso redentor. Deus criou as hostes do universo e as preserva todas. A sua retidão se assemelha às montanhas e o seu julgamento ao grande abismo. Ele nos faz beber do rio dos seus prazeres e na sua luz nós veremos a luz. É bom agradecer ao Senhor e cantar louvores ao Altíssimo; demonstrar amor e bondade pela manhã e a devoção da fé a cada noite. O Reino de Deus é eterno; e o seu domínio resiste a todas as gerações. O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Graças a ele eu repouso na grama verde; ele me conduz em águas tranqüilas; e restaura a minha alma. Me conduz ao caminho da retidão. Sim, embora eu caminhe no vale das sombras da morte, eu não temerei nenhum mal, pois Deus está comigo. Decerto a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias da minha vida; e eu habitarei para sempre na casa do Senhor.

131:2.8 (1445.2) “Yavé é o Deus da minha salvação, portanto colocarei minha confiança no nome divino. De todo o meu coração eu confiarei no Senhor; não me apoiarei na minha própria compreensão. Em todos meus caminhos reconhecê-lo-ei e ele dirigirá meus passos. O Senhor é fiel; ele mantém sua palavra para com aqueles que o servem; o justo viverá pela sua fé. E se não fazeis o bem é porque o pecado está junto à porta; os homens colhem o mal que plantam e o pecado que semeiam. Não vos lamurieis por causa dos que fazem o mal. Se aceitardes a iniqüidade no vosso coração, o Senhor não vos escutará; se pecardes contra Deus, também errareis contra vossa própria alma. Deus levará o trabalho de todos os homens a julgamento e junto às coisas mais secretas, sejam boas ou más. Do modo como o homem pensa no seu coração, assim é ele.

131:2.9 (1445.3) “O Senhor está próximo de todos que o chamam com sinceridade e verdade. O pranto pode durar uma noite, mas o júbilo vem pela manhã. Um coração feliz faz bem, tanto quanto um medicamento. Deus não recusará nada de bom àqueles que caminham na retidão. Temei a Deus e respeitai seus mandamentos, pois apenas esse é o dever do homem. Assim diz o Senhor criador dos céus e formador da Terra: ‘Um Deus justo e um salvador, não há outro Deus além de mim. Em todos os confins da Terra, voltai a mim e sede salvos. Se me procurardes, encontrar- me-eis contanto que me busqueis de todo o coração’. Os mansos herdarão a Terra e deleitar-se-ão na abundância da paz. Aquele que semear a iniqüidade colherá a calamidade e aqueles que semearem ventos colherão tempestades.

131:2.10 (1445.4) “‘Vinde agora, pensemos juntos’, diz o Senhor: ‘Embora os vossos pecados sejam escarlates, eles ficarão brancos como a neve. Ainda que sejam vermelho- carmesins, eles ficarão claros como a lã’. Mas não há paz para os perversos; os vossos próprios pecados afastarão de vós as boas coisas. Deus é a saúde no meu rosto e a alegria na minha alma. O Deus eterno é a minha força; ele é a nossa morada, e os seus braços eternos nos sustentam. O Senhor está próximo daqueles que têm o coração alquebrado; ele salva a todos os que têm o espírito de criança. Muitas são as aflições do homem reto, mas o senhor o livra de todas elas. Entregai vosso caminho ao Senhor — confiai nele — e ele vos levará até o fim. Aquele que reside no lugar secreto do Altíssimo habitará à sombra do Todo- Poderoso.

131:2.11 (1445.5) “Amai o próximo como a vós mesmos; não guardeis rancor de nenhum homem. Não façais a ninguém aquilo que abominais. Amai o vosso irmão, pois o Senhor disse: ‘Eu amarei os meus filhos livremente’. O caminho do justo é como uma luz resplandecente que brilha mais e mais, até o dia perfeito. Aqueles que são sábios resplandecerão com o brilho do firmamento e aqueles que conduzirem muitos para a justiça brilharão como as estrelas, para todo o sempre. Que o homem mau abandone o seu caminho de pecado e o homem injusto os seus pensamentos rebeldes. Diz o Senhor: ‘Que eles retornem para mim e eu terei misericórdia para com eles; e os perdoarei totalmente’.

131:2.12 (1446.1) “Diz o Senhor, criador do céu e da Terra: ‘Aqueles que amam minha lei tenham grande paz. Os meus mandamentos são: Amar-me-eis de todo o coração; não tereis outros deuses diante de mim; não tomareis meu nome em vão; lembrareis de manter santo o dia de sabat; honrareis vosso pai e vossa mãe; não matareis; não cometereis adultério; não roubareis; não dareis testemunho falso; não cobiçareis’.

131:2.13 (1446.2) “E a todos os que amam o Senhor sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si próprios, o Deus do céu diz: ‘Eu vos resgatarei do túmulo; eu vos redimirei da morte. Serei grato para com os vossos filhos, tanto quanto justo. Pois eu não disse das minhas criaturas na Terra, vós sois os filhos do Deus vivo? E eu não vos amei com um amor eterno? E não vos convoquei para vos tornardes semelhantes a mim e para residirdes para sempre comigo no Paraíso’”?

 

3. O Budismo

 

131:3.1 (1446.3) Ganid ficou chocado ao descobrir quão perto o budismo chegara de ser uma religião grande e bela, sem Deus, sem uma Deidade pessoal e universal. Contudo, ele encontrou algum registro de certas crenças anteriores, que refletiam algo da influência dos ensinamentos dos missionários de Melquisedeque, que estenderam esse trabalho à Índia, até os tempos de Buda. Jesus e Ganid coletaram os seguintes trechos da literatura budista:

131:3.2 (1446.4) “De um coração puro, a alegria brotará para o infinito; todo o meu ser está em paz nesse júbilo supramortal. Minha alma está cheia de contentamento, e meu coração extravasa com bênçãos de confiança pacífica. Não tenho medo; estou liberto das ansiedades. Resido na segurança e meus inimigos não podem me alarmar. Estou satisfeito com os frutos da minha confiança. Encontrei como me aproximar do Imortal por meio de um acesso mais fácil. Oro para que a fé me sustente durante a longa jornada, sei que a fé do além não me falhará. Sei que meus irmãos prosperarão se forem imbuídos da fé do Imortal e mesmo da fé que gera modéstia, retidão, sabedoria, coragem, conhecimento e perseverança. Abandonemos a tristeza e rejeitemos o medo. Mantenhamos com fé a verdadeira justiça e a virilidade genuína. Aprendamos a meditar sobre a justiça e a misericórdia. A fé é a verdadeira riqueza do homem, é o dom da virtude e glória.

131:3.3 (1446.5) “A injustiça é indigna e o pecado é desprezível. O mal é degradante, seja ele forjado em pensamentos ou atos. A dor e a tristeza seguem o caminho do mal, como o pó segue o vento. A felicidade e a paz da mente seguem o pensamento puro e a vida virtuosa, como a sombra segue a substância das coisas materiais. O mal é fruto do pensamento dirigido de um modo errado. É errado ver pecado onde não há pecado; e não ver pecado onde o pecado está. O mal é caminho das doutrinas falsas. Aqueles que evitam o mal, vendo as coisas como elas são, ganham o júbilo por assim abraçarem a verdade. Dai um fim à vossa miséria, abominando o pecado. Quando olhardes Aquele que é Nobre, afastai-vos do pecado de todo coração. Não façais apologia do mal; não crieis desculpas para o pecado. Com os próprios esforços de emendar-vos dos pecados passados adquiris a força para resistir à tendência futura para eles. A resistência ao mal vem do arrependimento. Não deixeis de confessar nenhuma das vossas faltas para com Aquele que é Nobre.

131:3.4 (1447.1) “A alegria e o contentamento são as recompensas pelos feitos do bem e para a glória do Imortal. Nenhum homem pode roubar a liberdade da vossa própria mente. Quando a fé da vossa religião tiver emancipado o vosso coração, quando a mente, como uma montanha, estiver estabelecida e inamovível, então a paz da alma fluirá tranqüilamente como um rio de água. Aqueles que estiverem certos da salvação estão para sempre livres da luxúria, da inveja, do ódio e das ilusões da riqueza. Embora a fé seja a energia para a vida melhor, contudo, deveis trabalhar para a vossa própria salvação, com perseverança. Se vós estiverdes certos da vossa salvação final, então, certificai-vos de que buscais sinceramente cumprir toda a retidão e justiça. Cultivai a certeza de coração que nasce de dentro e que assim vem para desfrutar do êxtase da salvação eterna.

131:3.5 (1447.2) “Nenhum religioso pode esperar alcançar a iluminação da sabedoria imortal se permanecer preguiçoso, indolente, fraco, impudente e egoísta. Todavia, quem for prudente, previdente, reflexivo, fervoroso e sincero, pode — até mesmo enquanto ainda viver na Terra — alcançar a iluminação suprema da paz e a liberdade da sabedoria divina. Lembrai-vos de que cada ato terá uma recompensa. O mal resulta em tristeza e o pecado culmina na dor. O júbilo e a felicidade advêm de uma vida de bondade. Mesmo o malfeitor, ou o pecador, desfruta de uma temporada de graça, antes do total amadurecimento dos seus feitos no mal; mas, inevitavelmente, a colheita plena do mal deverá advir. Que nenhum homem pense no mal de modo aliviado, dizendo ao seu coração: ‘A punição do erro não virá para mim’. O que fizerdes será feito a vós, segundo o julgamento da sabedoria. A injustiça feita aos vossos irmãos retornará a vós. A criatura não pode escapar ao destino dos seus feitos.

131:3.6 (1447.3) “O tolo diz ao seu coração: ‘o mal não me tomará’. Mas a segurança é encontrada apenas quando a alma aceita a reprovação e a mente busca a sabedoria. O homem sábio é uma alma nobre que permanece amiga diante de inimigos, tranqüila na turbulência e generosa entre os ambiciosos. O amor do ego é como ervas daninhas em um campo do bem. O egoísmo leva à tristeza; a inquietude perpétua mata. A mente domada traz felicidade. O maior dos guerreiros é o que vence e domina a si próprio. É boa a contenção em todas as coisas. Apenas aquele que estima a virtude e observa o seu dever é uma pessoa superior. Que raiva e ódio não sejam vossos mestres. Não faleis duramente de ninguém. O contentamento é a maior riqueza. O que é dado sabiamente é bem poupado. Não façais aos outros as coisas que não quiserdes que sejam feitas a vós. Retribuir o mal por meio do bem é vencer o mal com o bem.

131:3.7 (1447.4) “Uma alma reta é mais desejável do que a soberania de toda a Terra. A imortalidade é a meta da sinceridade; a morte, o fim de uma vida impensada. Aqueles que são honestos não morrem; os impensados já estão mortos. Abençoados são aqueles que têm o discernimento do estado imortal. Aqueles que torturam os vivos, dificilmente encontrarão a felicidade depois da morte. Os generosos vão para os céus, onde se rejubilam na bênção da liberalidade infinita e continuam a crescer na sua nobre generosidade. Todo mortal que pensa com justiça, que fala nobremente e age sem egoísmo, não apenas desfrutará da virtude aqui, durante esta breve vida, mas também, depois da dissolução do corpo, continuará a desfrutar das delícias do céu”.

 

4. O Hinduísmo

 

131:4.1 (1447.5) Os missionários de Melquisedeque levaram consigo, para onde viajaram, os ensinamentos de um único Deus. Grande parte dessa doutrina monoteísta, junto com outros conceitos anteriores, incorporou-se aos ensinamentos posteriores do hinduísmo. Jesus e Ganid selecionaram os seguintes excertos:

131:4.2 (1448.1) “Ele é o grande Deus, supremo em todos os sentidos. Ele é o Senhor que abrange todas as coisas. Ele é o criador e o controlador do universo dos universos. Deus é um só, é singular e existe por si próprio; e é o único. E este Deus único é o nosso Criador e destino último da alma. O Supremo brilha mais do que é possível descrever, é a Luz das Luzes. Todo coração e todo mundo estão iluminados pela luz divina. Deus é nosso protetor — ele está ao lado das suas criaturas — e aqueles que aprendem a conhecê-lo tornam-se imortais. Deus é a grande fonte de energia; ele é a Grande Alma. E exerce a soberania universal sobre tudo. Este Deus único é cheio de amor, é glorioso e adorável. O nosso Deus é supremo em poder e reside na morada suprema. Esta verdadeira Pessoa é eterna e divina, é o Senhor primordial dos céus. Todos os profetas o têm louvado, e ele revelou-se a nós. Nós o adoramos. Ó Pessoa Suprema, fonte dos seres, senhor da criação e governante do universo, revelai-nos, criaturas vossas, o poder pelo qual permaneceis imanente! Deus fez o sol e as estrelas; é luminoso, puro e auto-existente. Seu conhecimento eterno é divinamente sábio. O Eterno é impenetrável ao mal. Por que o universo saiu de Deus, ele o governa apropriadamente. Ele é a causa da criação, e, pois, todas as coisas estão estabelecidas nele.

131:4.3 (1448.2) “Deus é o refúgio seguro de todo homem bom que necessita dele; é o Único Imortal, que cuida de toda humanidade. A salvação de Deus é forte e sua bondade é graciosa. É um protetor amoroso, um defensor abençoado. O Senhor diz: ‘Resido nas vossas próprias almas como uma lâmpada de sabedoria. Sou o resplendor do esplêndido e a bondade do bom. Onde dois ou três reúnem- se, também eu estou com eles’. A criatura não pode escapar da presença do Criador. O Senhor chega a contar as piscadelas dos olhos de todos mortais; e nós adoramos esse Ser divino como o companheiro inseparável. Ele prevalece acima de tudo, é magnânimo, onipresente e infinitamente bom. O Senhor é o nosso governante, abrigo e controlador supremo e seu espírito primordial reside na alma mortal. Testemunho Eterno do vício e da virtude, ele reside no coração do homem. Meditemos longamente sobre o Vivificador adorável e divino, para que seu espírito dirija totalmente nossos pensamentos. Deste mundo irreal conduze-nos ao real! Da escuridão conduze-nos à luz! Da morte guia-nos à imortalidade!

131:4.4 (1448.3) “Com os nossos corações purgados de todo ódio, adoremos o Eterno. O nosso Deus é o Senhor da prece; ele escuta o choro dos seus filhos. Que todos os homens submetam as suas vontades a ele, o Resoluto. Deliciemo-nos na liberalidade do Senhor da prece. Fazei da prece o vosso amigo interior e adorai o suporte da vossa alma. ‘Se apenas me adorardes com amor’, diz o Eterno, ‘eu dar-vos-ei a sabedoria para alcançar-Me, pois adorar-Me é a virtude comum a todas as criaturas’. Deus é o iluminador dos melancólicos e a força daqueles que estão abatidos. Se Deus é o nosso amigo forte, não mais temos medo. Louvamos o nome do Conquistador nunca conquistado. Nós o adoramos, porque ele é o apoio fiel e eterno do homem. Deus é o nosso líder seguro e guia infalível. Ele é o grande Pai do céu e da Terra, que possui energia ilimitada e sabedoria infinita. O seu esplendor é sublime e a sua beleza divina. Ele é o refúgio supremo do universo e o guardião imutável da lei eterna. O nosso Deus é o Senhor da vida e o Confortador de todos os homens; ele ama a humanidade e ajuda àqueles que estão aflitos. Ele nos deu a vida e é o Bom Pastor dos rebanhos humanos. Deus é o nosso pai, irmão e amigo. E nós ansiamos por conhecer esse Deus no nosso ser interno.

131:4.5 (1448.4) “Nós aprendemos a ganhar a fé pelo desejo dos nossos corações. Nós alcançamos a sabedoria pela reclusão dos nossos sentidos, e com a sabedoria nós experimentamos a paz no Supremo. Aquele que está cheio de fé adora verdadeiramente quando, no seu eu interior, tem o intento de Deus. O nosso Deus usa os céus como um manto; ele também reside nos outros seis universos em grande expansão. Ele é supremo acima de tudo e em tudo. Nós suplicamos o perdão do Senhor por todos os nossos abusos contra os nossos semelhantes; e nós perdoamos nosso amigo pelo erro que ele cometeu contra nós. O nosso espírito abomina todo o mal; portanto, ó Senhor, libertai-nos de toda mancha de pecado. Oramos a Deus como o confortador, protetor e salvador — como aquele que nos ama.

131:4.6 (1449.1) “O espírito do Sustentador do Universo entra na alma da criatura simples. Sábio é o homem que adora o Deus único. Aqueles que se esforçam à perfeição devem de fato conhecer o Senhor Supremo. Aquele que conhece a segurança abençoada do Supremo nunca teme, pois o Supremo diz àqueles que o servem: ‘Não temais, pois estou convosco’. O Deus da providência é o nosso Pai. Deus é verdade. E o desejo de Deus é que suas criaturas o compreendam — que cheguem a conhecer plenamente a verdade. A verdade é eterna; ela sustenta o universo. Nosso desejo supremo será a união com o Supremo. O Grande Controlador é o gerador de todas as coisas — tudo evolui dele. E esse é todo o dever: Que nenhum homem faça a outro o que seria repugnante a si próprio; não alimenteis nenhuma malícia, não batais naquele que bater em vós, vencei a raiva com a misericórdia, e triunfai sobre o ódio na benevolência. E tudo isso devemos fazer porque Deus é um amigo e um pai cheio de graças e redime todas as nossas ofensas terrenas.

131:4.7 (1449.2) “Deus é nosso Pai, a Terra é nossa mãe; e o universo nosso local de nascimento. Sem Deus a alma é uma prisioneira; conhecer Deus liberta a alma. Pela meditação em Deus e pela união com ele vem a libertação das ilusões do mal e a salvação última das prisões materiais. Quando o homem puder enrolar o espaço como um pedaço de couro, assim virá o fim do mal porque terá encontrado Deus. Ó Deus, salvai-nos da tríplice ruína do inferno — luxúria, ira e avareza! Ó alma, reforça-te para a luta espiritual da imortalidade! Quando vier o fim da vida mortal, não hesites em abandonar esse corpo por uma forma mais própria e bela, para despertar-te nos reinos do Supremo e Imortal, onde não há medo algum nem tristeza, fome, sede ou morte. Conhecer Deus é cortar as cordas da morte. A alma que conhece Deus eleva-se no universo, como o creme paira sobre o leite. Nós adoramos a Deus, artesão de tudo, a Grande Alma que está sempre assentada no coração das suas criaturas. E aquele que sabe que Deus está entronizado no coração do homem está destinado a tornar-se como ele — imortal. O mal deve ser deixado para trás neste mundo, mas a virtude segue com a alma para o céu.

131:4.8 (1449.3) “Apenas os perversos dizem: o universo não tem nem verdade nem governante; ele foi feito para os nossos prazeres. Essas almas são enganadas pela pequenez dos seus intelectos. Assim se abandonam ao gozo da sua luxúria e privam as próprias almas do júbilo da virtude e dos prazeres da retidão. O que pode ser maior do que experimentar a salvação do pecado? O homem que tiver visto o Supremo é imortal. Os bens da carne não podem sobreviver à morte; só a virtude caminha ao lado do homem enquanto ele viaja sempre adiante, na direção dos campos cheios de alegria e sol do Paraíso”.

 

5. O Zoroastrismo

 

131:5.1 (1449.4) Zoroastro esteve, ele próprio, em contato direto com os descendentes dos primeiros missionários da doutrina de Melquisedeque, e a sua doutrina do Deus único tornou-se um ensinamento central na religião que ele fundou na Pérsia. À parte o judaísmo, nenhuma religião daquela época continha um teor tão alto dos ensinamentos de Salém. Dos registros dessa religião Ganid retirou as seguintes citações:

131:5.2 (1450.1) “Todas as coisas vêm do Deus Único e pertencem a ele — onisciente, bom, justo, santo, resplandecente e glorioso. Esse nosso Deus é a fonte de toda a luminosidade. Ele é o Criador, o Deus de todos os propósitos, e o protetor da justiça do universo. O curso sábio da vida é agir em consonância com o Espírito da Verdade. Deus a tudo vê, e ele percebe tanto os feitos errados dos maus quanto as boas obras dos justos; o nosso Deus observa todas as coisas com um olho reluzente. O seu toque é o toque da cura. O Senhor é o benfeitor Todo-Poderoso. Deus estende a sua mão benéfica tanto para o justo quanto para o perverso. Deus estabeleceu o mundo e ordenou as recompensas para o bem e para o mal. O Deus onisciente prometeu imortalidade às almas pias, que pensam com pureza e agem com justiça. E o que desejardes sobre todas as coisas, assim será. A luz do sol é como a sabedoria para aqueles que discernem Deus no universo.

131:5.3 (1450.2) “Louvai a Deus, procurando o prazer do Único Sábio. Adorai o Deus da luz, trilhando alegremente os caminhos ordenados na sua religião revelada. Não há senão um Deus Supremo, o Senhor das Luzes. Nós adoramos aquele que fez a água, plantas, animais, Terra e céus. O nosso Deus é o Senhor, o mais beneficente. Nós adoramos o mais formoso, o generoso Imortal dotado da luz eterna. Deus está muito distante de nós, ao mesmo tempo está bem perto de nós, pois reside dentro das nossas almas. O nosso Deus é o espírito mais divino e mais santo do Paraíso e ainda mais amigo do homem do que a mais amiga de todas criaturas. Deus presta uma grande ajuda a nós, na maior de todas as tarefas: o conhecimento dele próprio. Deus é o nosso amigo mais adorável e justo, é a nossa sabedoria, vida e vigor da alma e do corpo. Através dos nossos bons pensamentos o sábio Criador capacitar-nos-á a cumprir sua vontade, alcançando assim a realização de tudo que é divinamente perfeito.

131:5.4 (1450.3) “Senhor, ensinai-nos como viver esta vida na carne, enquanto nos preparamos para a próxima vida do espírito. Falai-nos, Senhor, e faremos o que nos mandardes. Ensinai-nos bons caminhos, e nos conduziremos pelo bom caminho. Concedei-nos alcançar a união convosco. Sabemos que a religião que leva à união na retidão está certa. Deus é nossa natureza sábia, o melhor pensamento e o ato reto. Possa Deus conceder-nos união com o espírito divino e imortalidade nele próprio!

131:5.5 (1450.4) “Esta religião do Único Sábio purifica o crente de todo mau pensamento e dos feitos pecaminosos. Curvo-me diante do Deus do céu em arrependimento, caso eu haja feito ofensa em pensamentos, palavras ou atos — intencionalmente ou não — , e eu ofereço orações em agradecimento e a louvação pelo perdão. Sei que quando eu me confesso, se me propuser a não cometer de novo o pecado, ele será removido da minha alma. Sei que o perdão remove os laços do pecado. Aqueles que fazem o mal receberão a punição, mas aqueles que se conduzirem segundo a verdade desfrutarão da bênção de uma salvação eterna. Toma-nos por intermédio da graça e ministra o poder salvador às nossas almas. Nós clamamos por misericórdia, porque aspiramos alcançar a perfeição; nós poderíamos ser como Deus”.

 

6. O Suduanismo (Jainismo)

 

131:6.1 (1450.5) O terceiro grupo de crentes religiosos que preservaram a doutrina de um Único Deus na Índia — a sobrevivência dos ensinamentos de Melquisedeque — era conhecido naqueles dias como os suduanistas. Mais recentemente esses crentes ficaram conhecidos como seguidores do jainismo. Eles ensinaram:

131:6.2 (1450.6) “O Deus do Céu é supremo. Aqueles que cometem pecados não ascenderão ao alto, mas aqueles que caminharem nas trilhas da retidão encontrarão um lugar no céu. A vida posterior nos é assegurada se conhecermos a verdade. A alma do homem pode ascender ao céu mais elevado, para lá desenvolver a sua verdadeira natureza espiritual, até alcançar a perfeição. O estado celeste libera o homem das cadeias do pecado e o introduz às beatitudes últimas; o homem justo já experimentou um fim dos pecados e de todas as misérias a ele ligadas. O ego é o inimigo invencível do homem, e manifesta-se nas quatro maiores paixões do homem: a ira, o orgulho, a mentira e a cobiça. A maior vitória do homem é a conquista de si próprio. Quando o homem volta-se para Deus pelo perdão, e quando ele ousa desfrutar dessa liberdade, por meio disso ele libera-se do medo. O homem deveria passar pela vida tratando as criaturas semelhantes suas como ele gostaria de ser tratado”.

 

7. O Xintoísmo

 

131:7.1 (1451.1) Havia pouco tempo que os manuscritos dessa religião do Extremo-Oriente tinham chegado à biblioteca de Alexandria. Era a única religião do mundo de que Ganid nunca tinha ouvido falar. Essa crença também continha remanescentes dos primeiros ensinamentos de Melquisedeque, como nos é mostrado no seguinte resumo:

131:7.2 (1451.2) “O senhor diz: ‘Sois recipientes do meu poder divino; todos os homens desfrutam da minha ministração de misericórdia. Tenho um grande prazer na multiplicação dos homens justos nas terras. Tanto por meio das belezas da natureza quanto das virtudes dos homens, o Príncipe dos Céus busca revelar a si próprio e mostrar a sua natureza reta. Já que os povos antigos não sabiam meu nome, eu me manifestei nascendo no mundo com uma existência visível e me submeti a tal humilhação para que os homens não esquecessem meu nome. Eu sou aquele que fez céu e Terra, sol e lua, e todas as estrelas obedecem à minha vontade. Sou o governante de todas as criaturas nas terras e nos quatro mares. Embora seja grande e supremo, ainda tenho consideração pela prece do homem mais humilde. Se qualquer criatura me adorar, eu ouvirei sua prece e concederei o desejo do seu coração’.

131:7.3 (1451.3) “‘Toda vez que o homem dá lugar à ansiedade, ele fica um passo mais longe de deixar o espírito governar o seu coração’. O orgulho esconde Deus. Se vós quiserdes obter a ajuda celeste, ponde o orgulho de lado; cada traço do orgulho oblitera a luz salvadora, como se fosse uma grande nuvem. Se vós não tendes a retidão dentro de vós, inútil é orar àquele que está do lado de fora. ‘Se escuto vossas preces, é porque vindes a mim com um coração limpo, livre de falsidade e de hipocrisia, com uma alma que reflete a verdade como um espelho. Se quiserdes ganhar a imortalidade, abandonai o mundo e vinde a mim’”.

 

8. O Taoísmo

 

131:8.1 (1451.4) Os mensageiros de Melquisedeque penetraram bem a fundo na China, e a doutrina de um único Deus tornou-se uma parte dos primeiros ensinamentos de várias religiões chinesas; a que perdurou por mais tempo e que continha a maior parte da verdade monoteísta foi o taoísmo, e Ganid reuniu o seguinte, dos ensinamentos do seu fundador:

131:8.2 (1451.5) “Quão puro e tranqüilo é o Único Supremo e ainda quão forte e poderoso, profundo e insondável! Esse Deus do céu é o honrado ancestral de todas as coisas. Se vós conheceis o Eterno, sois esclarecidos e sábios. Se não conheceis o Eterno, então a ignorância manifesta-se em vós como um mal e desse modo surgem as paixões do pecado. Esse Ser maravilhoso existia antes que existissem os céus e a Terra. Ele é verdadeiramente espiritual; ele permanece único e não muda. Ele de fato é a mãe do mundo e toda a criação move-se em torno dele. Esse Grande Ser distribui-se aos homens e assim capacita-os a elevarem-se e a sobreviverem. Mesmo se alguém não tem senão poucos conhecimentos, ainda assim pode andar nos caminhos do Supremo; pode conformar-se à vontade do céu.

131:8.3 (1452.1) “Todas as boas obras do verdadeiro serviço vêm do Supremo. Todas as coisas dependem da Grande Fonte para viver. O Grande Supremo nada exige para conceder a dádiva da sua outorga. Ele é supremo em poder, e ainda assim permanece escondido dos nossos olhares. Ele transmuta incessantemente os seus atributos ao aperfeiçoar as suas criaturas. A Razão celeste é lenta e paciente nos seus desígnios, mas certa da sua realização. O Supremo abrange todo o universo e o sustenta por inteiro. Quão grande e poderosa é a sua influência transbordante e o seu poder de atração! A verdadeira bondade é como a água, pois abençoa a tudo e não fere ninguém. E, como a água, a verdadeira bondade procura os lugares mais baixos, e até mesmo aqueles níveis que todos evitam e isso porque ela é semelhante ao Supremo. O Supremo cria todas as coisas, nutrindo-as na natureza e perfeccionando-as no espírito. E um mistério, é como o Supremo sustenta, protege e perfecciona a criatura sem obrigá-la. Ele guia e dirige, mas sem imposições. Ele ministra a progressão, mas sem dominação.

131:8.4 (1452.2) “O homem sábio universaliza seu coração. Um conhecimento pequeno é uma coisa perigosa. Aqueles que aspiram à grandeza devem aprender a humilhar a si próprios. Na criação, o Supremo tornou-se mãe do mundo. Conhecer a própria mãe é reconhecer a própria filiação. Aquele que considera todas as partes do ponto de vista do todo é um homem sábio. Relacionai-vos com todos os homens como se estivésseis no lugar deles. Recompensai a injúria por meio da bondade. Se amardes as pessoas, elas aproximar-se-ão de vós — e não tereis nenhuma dificuldade em ganhá-las.

131:8.5 (1452.3) “O Grande Supremo a tudo penetra; ele está na mão esquerda e na direita; ele sustenta toda a criação e reside em todos os seres verdadeiros. Vós não podeis achar o Supremo, nem podeis ir a um lugar onde ele não esteja. Se um homem reconhece o mal das suas ações e arrepende-se de coração do pecado, então ele pode buscar o perdão, pode escapar da punição e pode transformar a calamidade em uma bênção. O Supremo é o refúgio seguro para toda a criação; ele é o guardião e o salvador da humanidade. Caso o buscais diariamente, vós o encontrareis. Já que ele pode perdoar os pecados, ele é de fato muito precioso para todos os homens. Lembrai- vos sempre de que Deus não recompensa o homem pelo que ele faz, mas pelo que ele é; portanto, deveríeis estender a vossa ajuda aos vossos semelhantes sem pensar em recompensa. Fazei o bem sem pensar em benefícios para os vossos egos.

131:8.6 (1452.4) “Aqueles que conhecem as leis do Eterno são sábios. A ignorância da lei divina é a miséria e o desastre. Aqueles que conhecem as leis de Deus têm a mente liberal. Se conhecerdes o Eterno, ainda que o vosso corpo pereça, a vossa alma sobreviverá no serviço do espírito. Vós sereis verdadeiramente sábios se reconhecerdes a vossa insignificância. Se habitardes na luz do Eterno, desfrutareis do esclarecimento do Supremo. Aqueles que dedicam o próprio ser ao serviço do Supremo rejubilam-se nessa busca do Eterno. Quando um homem morre, o espírito começa a fazer o seu longo vôo de viagem para o grande lar”.

 

9. O Confucionismo

 

131:9.1 (1452.5) Até mesmo a religião que menos reconhecia a Deus, dentre as grandes religiões do mundo, aceitou o monoteísmo dos missionários de Melquisedeque e dos seus sucessores persistentes. O sumário que Ganid fez do confucionismo foi:

131:9.2 (1452.6) “O que o Céu aponta não contém erro. A verdade é real e divina. Tudo se origina no Céu e o Grande Céu não comete erros. O Céu destacou muitos subordinados para ajudarem na instrução e elevação das criaturas inferiores. Grande, bastante grande, é o Único Deus que governa o homem do alto. Deus é majestático em poder e temível em seu juízo. Mas esse Grande Deus conferiu um senso de moral até mesmo a muitos povos inferiores. A abundância do Céu nunca cessa. A benevolência é o dom mais precioso que o Céu dá aos homens. O Céu conferiu sua nobreza à alma do homem; as virtudes do homem são fruto desse dom de nobreza do Céu. O Grande Céu a tudo discerne e fica com o homem em todas as suas ações. E fazemos bem quando chamamos o Grande Céu de nosso Pai e nossa Mãe. Se formos assim, servos dos nossos ancestrais divinos, então podemos fazer uma prece confiante ao Céu. Em todos os tempos e para todas as coisas devemos temer a majestade do Céu. Reconhecemos, Ó Deus, Potentado Mais Alto e soberano, que o julgamento é vosso, e que toda a misericórdia vem do coração divino.

131:9.3 (1453.1) “Deus está conosco e por isso não temos medo nos nossos corações. Se há alguma virtude em mim, esta é a manifestação do Céu que reside em mim. Mas o Céu dentro de mim muitas vezes exige duramente da minha fé. Se Deus está comigo, eu determinei não manter dúvida alguma no meu coração. A fé deve estar muito perto da verdade das coisas e não sei como um homem pode viver sem boa-fé. O bem e o mal não acontecem aos homens sem uma causa. De acordo com seu propósito o Céu lida com a alma do homem. Quando vos achardes no mal, não hesiteis em confessar vossos erros e ser rápidos em emendar-vos.

131:9.4 (1453.2) “Um homem sábio ocupa-se com a busca da verdade, não busca viver meramente. Alcançar a perfeição do Céu é a meta do homem. O homem superior é dado ao auto-ajustamento, e está livre das ansiedades e do medo. Deus está convosco; não tenhais dúvidas no vosso coração. Toda a boa ação tem a sua recompensa. O homem superior não murmura contra o Céu, nem guarda rancor contra os homens. Aquilo que vós não gostais que seja feito a vós, não façais aos outros. Que a compaixão seja parte de toda punição; de todo modo tentai fazer da punição uma bênção. Esse é o caminho do Grande Céu. Enquanto todas as criaturas devem morrer e voltar à terra, o espírito do homem nobre avança para ser exposto no alto e para ascender à luz gloriosa do resplendor final”.

 

10. “A Nossa Religião”

 

131:10.1 (1453.3) Depois da árdua tarefa de efetuar essa compilação dos ensinamentos das religiões do mundo a respeito do Pai do Paraíso, Ganid estabeleceu para si próprio a tarefa de formular o que ele considerava ser um sumário da crença à qual ele tinha chegado, considerando Deus como um resultado do ensinamento de Jesus. Esse jovem tinha o hábito de referir-se a essas crenças como “a nossa religião”. Esta foi a sua exposição:

131:10.2 (1453.4) “O Senhor nosso Deus é um Senhor único, e vós deveríeis amá-Lo com toda a vossa mente e coração, fazendo o melhor para amardes a todos os Seus filhos como amais a vós próprios. Esse Deus é o nosso Pai celeste, em Quem todas as coisas consistem e que reside, por intermédio do Seu espírito, em todas as almas humanas sinceras. E nós, que somos filhos de Deus, deveríamos aprender a entregar a Ele a guarda das nossas almas, como Criador fiel que é. Para o nosso Pai celeste todas as coisas são possíveis. Já que ele é o Criador, tendo feito todas as coisas e todos os seres, não poderia ser de outra forma. Embora não possamos ver Deus, podemos conhecê-lo. E vivendo cotidianamente segundo a vontade do Pai no céu, podemos revelá-lo aos nossos semelhantes.

 

131:10.3 (1453.5) “As riquezas divinas do caráter de Deus devem ser infinitamente profundas e eternamente sábias. Nós não podemos procurar a Deus pelo conhecimento, mas podemos conhecê-lo nos nossos corações pela experiência pessoal. Ainda que não possamos compreender a sua justiça, a sua misericórdia pode ser recebida pelo ser mais humilde na Terra. Se bem que o Pai preencha o universo, ele também vive nos nossos corações. A mente do homem é humana, e mortal, mas o espírito do homem é divino, imortal. Deus não é apenas Todo-Poderoso mas também onisciente. Se os nossos pais, cujas tendências naturais podem ser más, sabem como amar seus filhos e conferir boas dádivas a eles, então muito mais o Pai de bondade no céu deverá saber como amar sabiamente os seus filhos na Terra e conferir bênçãos apropriadas a eles.

 

131:10.4 (1454.1) “O Pai nos céus não deixará que um único filho na Terra pereça, se este filho tiver o desejo de encontrar o Pai e se verdadeiramente quiser ser como ele. O nosso Pai ama até mesmo aos maus e é sempre bom e grato para com os ingratos. Se mais seres humanos pudessem apenas saber sobre a bondade de Deus, eles certamente seriam levados a arrepender-se dos seus maus atos e abandonarem todos os pecados conhecidos. Todas as coisas boas vêm do Pai da luz, em quem não há variabilidade nem sombra de inconstância. O espírito do verdadeiro Deus está no coração do homem. Ele faz com que todos os homens sejam irmãos. Quando os homens começam a sentir-se buscando a Deus, isso é uma evidência de que Deus os encontrou e de que eles estão à procura de conhecimentos sobre ele. Vivemos em Deus e Deus nos reside.

 

131:10.5 (1454.2) “Não mais me sentirei satisfeito de acreditar que Deus é o Pai de todo o meu povo; doravante eu acreditarei que ele é também o meu Pai. Sempre tentarei adorar a Deus com a ajuda do Espírito da Verdade, que é a minha ajuda quando me houver transformado realmente em um ser conhecedor de Deus. Mas antes de tudo vou praticar a adoração a Deus aprendendo como cumprir a vontade de Deus na Terra, isto é, farei o melhor de mim para tratar a cada um dos meus semelhantes mortais exatamente como eu acho que Deus gostaria que fossem tratados. E quando vivemos essa espécie de vida na carne, podemos pedir muitas coisas a Deus, e ele nos concederá o desejo dos nossos corações para que estejamos mais bem preparados para servir aos nossos irmãos. E todo esse serviço de amor dos filhos de Deus amplia a nossa capacidade de receber e de experimentar as alegrias do céu, o prazer elevado da ministração do espírito do céu.

 

131:10.6 (1454.3) “Eu agradecerei todos os dias a Deus pelas Suas dádivas inexprimíveis; eu O louvarei pelos Seus trabalhos maravilhosos para os filhos dos homens. Para mim Ele é o Todo-Poderoso, o Criador, o Poder e a Misericórdia, mas, melhor do que tudo, é o Pai espiritual e como seu filho terreno eu avançarei sempre para vê-lo. E o meu tutor me disse que ao procurá-Lo eu me tornarei como Ele. Pela fé em Deus, eu alcancei a paz com Ele. Essa nossa nova religião é bastante cheia de júbilo e gera uma felicidade perene. Estou confiante de que serei fiel até a morte e de que eu certamente receberei a coroa da vida eterna.

 

131:10.7 (1454.4) “Estou aprendendo a colocar todas as coisas à prova e aderir ao que é bom. Farei ao meu semelhante o que gostaria que fosse feito a mim. Por meio dessa nova fé sei que o homem pode tornar-se filho de Deus, mas algumas vezes me aterrorizo ao pensar que todos os homens são meus irmãos, mas isso deve ser verdade. Não vejo como posso rejubilar com a paternidade de Deus enquanto recusar a aceitar a irmandade dos homens. Todo aquele que chamar pelo nome do Senhor será salvo. Se isso é verdadeiro, então todos os homens devem ser meus irmãos.

 

 

 

131:10.8 (1454.5) “Doravante, eu farei as minhas ações para o bem em silêncio; e também orarei mais, quando estiver a sós. Eu não julgarei para que não seja injusto para com os meus irmãos. Aprenderei a amar os meus inimigos; não tenho ainda essa prática sob a mestria de um controle verdadeiro, a prática de ser como Deus. Embora eu veja Deus nessas outras religiões, encontro Deus na ‘nossa religião’ como sendo mais belo, mais cheio de amor, mais misericordioso, mais pessoal e positivo. Mas mais do que tudo, esse grande e glorioso Ser é o meu Pai espiritual; eu sou o seu filho. E de nenhum outro modo, a não ser pelo meu desejo honesto de ser como ele, eu irei finalmente encontrá-lo e eternamente servir a ele. Pois afinal tenho uma religião com um Deus, um Deus maravilhoso, e um Deus de salvação eterna”.